Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Directora do Museu da Educação advoga mais apoio aos museus privados no País

Cidade da Praia, 18 Mai (Inforpress) – A directora do Museu da Educação, Clara Marques, defendeu hoje a necessidade de haver mais iniciativas governamentais e apoio aos museus privados em Cabo Verde por forma a ajudar na promoção e dinamização dos mesmos.

Clara Marques fez este apelo em declarações à Inforpress, a propósito do Dia Internacional dos Museus que é assinalado anualmente a 18 de Maio e que este ano tem como lema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Destacou a importância da celebração da data que, no seu entender, serve para reflectir sobre o papel, a situação e o futuro dos museus, isto, tendo em conta que estes espaços têm contribuído no desenvolvimento da sociedade cabo-verdiana.

Segundo esta responsável, o museu desempenha um papel “muito importante” na valorização das vertentes culturais, sociais e educativos, realçando que pela sua relevância é considerado como agente de mudança das sociedades e guardião da memória colectiva.

Exortou aos responsáveis sobre a necessidade de se lançar “um olhar diferente” aos museus, isto para também, sustentou, incentivar na criação e surgimento de mais espaços museológicos em Cabo Verde e contribuir nos indicadores de intelectualidade da sociedade cabo-verdiana.

“Deve-se ter mais atenção sobretudo com os museus privados porque a nível dos museus públicos, sabemos que existe um orçamento, estrutura que faz com que os espaços funcionam em melhores condições possíveis e relativamente os museus privados, os mesmos não têm recebido nenhum apoio do Ministério da Cultura, mesmo com os protocolos assinados, este apoio não se verifica”, frisou.

Clara Marques apontou neste sentido, a sustentabilidade financeira como maior desafio a ser ultrapassado, defendendo uma maior interação entre os museus públicos e privados em Cabo Verde, visando garantir o enriquecimento e o melhor desempenho dos mesmos.

“Apelamos a uma conjugação dos esforços em todos os sectores e câmaras municipais que devem ter materiais municipais como museus, os serviços centrais dos ministérios também e que juntos possamos fazer mais e melhor por forma a termos mais infra-estruturas museológicas em Cabo Verde e que os técnicos possam ver como é que podemos melhorar o nosso desempenho”, declarou.

 A pandemia da covid-19, conforme salientou a directora do Museu da Educação, veio condicionar o funcionamento dos museus e trouxe vários desafios, ficando os mesmos sem grandes opções para garantir a continuidade e o cumprimento dos objectivos.

Este ano, informou, levando em consideração a crise pandémica e as recomendações sanitárias, as actividades comemorativas serão realizadas nas redes sociais, tendo indicado que relativamente ao número de visitas houve uma diminuição considerada dos visitantes ao museu da Educação.

“O número de visitas do ano passado a esta data caiu muito porque num ano normal sem covid-19 recebíamos cerca de mil visitas anualmente e tendo em conta esta situação adaptamos o horário e o funcionamento do espaço por forma a atrair mais visitantes”, referiu.

O Museu da Educação (MEDUCA) faz parte de um projecto da Associação para a Promoção do Património Educacional (ASPPEC), cujo objectivo é preservar, salvaguardar e valorizar o património educacional e está situado nas instalações da Uni-CV, antiga escola primária do Platô.

O Dia Internacional dos Museus é comemorado anualmente em 18 de Maio.

O objectivo desta data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica, contemporânea e etc.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, através da iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus, um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

CM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos