Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Director Nacional da Saúde “preocupado” com aumento de casos positivos da covid-19 nas últimas semanas

Cidade da Praia, 30 Ago (Inforpress) – O director Nacional da Saúde mostrou-se hoje “preocupado” com o aumento de casos positivos da covid-19 em Cabo Verde nas últimas semanas e afirmou que esta situação se deve ao incumprimento das medidas sanitárias por parte da população.

Jorge Noel Barreto manifestou a sua preocupação durante a habitual conferência de imprensa realizada às segundas-feiras para o balanço da situação epidemiológica da pandemia da covid-19 em Cabo Verde.

Conforme lembrou, na semana passada, o País registou uma diferença de 200 casos novos e que esta semana o número aumentou para 300 casos, referindo que a situação está a piorar porque, ajuntou, não há cumprimento das medidas das autoridades sanitárias.

“Estamos a ter informações de que há festas a serem feitas, sobretudo, nos finais de semana, não só nos espaços já identificados, mas também nos bairros as pessoas convivem e há festas que acontecem e aí é que está o problema”, afirmou, realçando que as pessoas têm a noção de que a covid-19 continua a ceifar vidas e que há necessidade da população se resguardar.

Apelou neste sentido ao cumprimento do distanciamento, uso de máscaras e evitar aglomeração de pessoas, asseverando que todos têm que evitar e ponderar colocar-se em situação de aglomeração e dos riscos individuais e para o próprio país que, lembrou, poderá ficar outra vez com indicadores no vermelho.

Informou, por outro lado, que o País tem neste momento cerca de 20 pessoas internadas nos diferentes hospitais e que algumas delas estão em “estado grave”, destacando que a taxa de positividade nos últimos 14 dias é de 4,4% e que a taxa de incidência acumulada aumentou em quase todos os concelhos.

Quanto à campanha de vacinação contra a covid-19, adiantou que já foram utilizadas 315 mil 715 doses de vacina, o que corresponde a 47% das doses que Cabo Verde recebeu até agora, apontando que neste momento as vacinas que estão a ser aplicadas no País são a da Astrazeneca e da Sinopharm.

O responsável indicou ainda que a nível nacional, 67,2% de pessoas adultas já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19, salientado que o plano de vacinação “está a decorrer de acordo com a condições do País”.

Jorge Noel Barreto avançou que o Ministério da Saúde prevê anunciar nos próximos dias novas medidas para melhorar a acessibilidade do plano de vacinação na Cidade da Praia, com destaque para o aumento do número de postos de vacinação.

As autoridades de saúde de Cabo Verde anunciaram hoje mais um óbito provocado pela covid-19, na Praia, e o país passa a contabilizar um total de 310 mortes, num dia em que foram diagnosticados mais 56 casos positivos.

Com esses dados, o país passa a contabilizar 764 casos activos, 34.186 casos recuperados, 310 óbitos, 14 óbitos por outras causas (um dos quais registado hoje em São Vicente) e nove transferidos, perfazendo um total de acumulado de 35.283 casos positivos.

O Ministério da Saúde, no sentido de mitigar as consequências da pandemia de covid-19 em Cabo Verde, apela às pessoas para que adiram à campanha de vacinação contra a covid-19 que está a decorrer em todo o País, para que “todos possam estar mais protegidos o mais rápido possível”.

A covid-19 provocou pelo menos 4.500.620 mortes em todo o mundo, entre mais de 216,34 milhões de infecções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e actualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

CM/JMV
Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos