Director Nacional da Defesa participa no XIV Seminário Internacional Político Estratégico da CPLP em Portugal

 

Cidade da Praia, 10 Out (Inforpress) – O director Nacional da Defesa, tenente-coronel Paulo Lopes, participa no XIV Seminário Internacional Político Estratégico do Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que teve início hoje em Portugal.

De acordo com um comunicado do Gabinete de Imprensa do Governo, o evento, que terá a duração de dois dias, visa uma reflexão sobre as actividades no domínio da defesa desenvolvidas por cada Estado-Membro da CPLP.

O encontro, adianta ainda o documento, tem por objectivo, igualmente, recolher contributos para o desenvolvimento dos objectivos definidos na nova visão estratégica da CPLP 2016-2026, aprovada na XI conferência dos Chefes de Estado e de governo, que teve lugar em Brasília, entre 31 de Outubro e 01 de Novembro de 2016.

Durante a reunião, os participantes vão abordar também os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, particularmente o objectivo N.º 5 – Igualdade de Género e Empoderamento da Mulher, relacionando-o com a Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, aprovada na sua 4213ª reunião, em 31 de Outubro de 2000, especifica a nota de imprensa.

O seminário, que decorrerá sob o tema “A Nova Visão Estratégica e a Cooperação no sector da Defesa”, conta com a participação da Direcção do CAE/CPLP, dos núcleos nacionais e da sociedade académica portuguesa.

No âmbito da sua deslocação a Portugal, o director Nacional da Defesa participa igualmente, na reunião extraordinária de directores de Política de Defesa Nacional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Évora.

A reunião tem como objectivo fazer o seguimento dos assuntos analisados e aprovados aquando da realização da XVIII Reunião dos Ministros da Defesa Nacional da CPLP, promovida em Maio deste ano, na Guiné Equatorial.

“Uma reflexão sobre o futuro da componente de defesa da CPLP; A definição do Plano de Acção 2017-2018 para a componente de defesa da CPLP; A apresentação da primeira edição do Colégio de Defesa da CPLP; O ponto de situação do mecanismo de resposta da CPLP a catástrofes; A avaliação do Centro de Análise Estratégica e acção dos núcleos nacionais; A definição do local da próxima reunião de MDN/ DPDN”, são entre outros assuntos a serem abordados pelos presentes no encontro.

JL/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos