Cidade da Praia, 25 Abr (Inforpress) – O director-geral do Instituto Nacional de Segurança Social da Guiné-Bissau, Bamaba Kote, disse hoje que Cabo Verde está num “bom caminho” na gestão e protecção dos dados da segurança social, ponderando reforçar parceria entre os dois países.
Em declaração aos jornalistas, durante uma visita efectuada esta manhã às instalações do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi), o director-geral referiu que as razões que motivaram este encontro é dar continuidade à segunda fase da operacionalização dos sistemas informáticos do instituto, uma aposta iniciada há 10 anos.
“É por isso que estamos aqui para tentar negociar com Cabo Verde, o NOSi pode nos acompanhar para informatizar completamente o sistema na Guiné-Bissau e copiar aquilo que Cabo Verde está a fazer”, reiterou.
Bamaba Kote, que se encontra no País acompanhado de uma delegação em missão de trabalho até ao dia 28, avançou que, além do NOSi, pretende conhecer o funcionamento do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e como está a decorrer o processo de informatização do sistema de gestão da Guiné-Bissau, elaborado pelo NOSi.
“O presidente do NOSi acabou de confirmar que a primeira internacionalização é com a Guiné-Bissau desde 2012, por isso, estamos cá para ver como as coisas funcionam, mas também em que estado estão conservados os dados. É uma questão de soberania, mas aquilo que vimos dá para confiar mais na segurança dos dados que temos”, enalteceu Bamaba Kote, avançando que graças ao quadro das relações bilaterais e multilaterais entre os países da CEDEAO, são obrigados a caminharem juntos nesta senda.
O mesmo adiantou ainda que Guiné-Bissau vai assinar um protocolo de cooperação com o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social no sentido de garantir segurança e coesão social à população.
LT/HF
Inforpress/Fim