Director do ECREE “satisfeito” com os projectos financiados em Santo Antão

Porto Novo, 19 Jan (Inforpress) – O Centro das Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDAO (ECREE) já financiou cinco projectos em Salto Antão, o último dos quais a central fotovoltaica do Planalto Norte, que deixam “satisfeito” o seu director executivo, Mahama Kappiah.

Mahama Kappiah, que esteve, esta semana, em Santo Antão, na inauguração da central fotovoltaica do Planalto Norte, no Porto Novo, manifestou a sua satisfação pelo facto de o ECREE ter já financiado cinco projectos em Santo Antão, contribuindo, assim, para a melhoria da cobertura da energia eléctrica às populações rurais.

De entre os projectos já realizados nesta ilha por este centro da Comunidade Económica dos Países da África Ocidental CEDEAO), se destacam ainda a central fotovoltaica das Figueiras e Ribeira Alta, em Ribeira Grande, inaugurada há ano.

O ECREE é um dos parceiros com os quais o Governo conta para a materialização do novo plano director do sector energético, que aposta “essencialmente”, no desenvolvimento das energias renovareis, prevendo-se “uma aposta superior a 50%” até 2030, nas duas fontes (solar e vento).

Quem o diz é secretário de Estado da Educação, Amadeu Cruz, que representou o executivo na inauguração, quinta-feira, da central fotovoltaica do Planalto Norte do Porto Novo, com uma potência de 35 kWp (quilowatts).

No caso de Santo Antão, ilha que, também, ganhou, esta semana, um parque fotovoltaico, com 80 Kwp de potência, o novo plano director para o sector energético prevê atingir, até 2030, uma taxa de 56 por cento (%) de penetração das energias renováveis, triplicando a taxa actual, num investimento que ultrapassa um milhão de contos.

O Governo e as câmaras municiais de Santo Antão têm estado, também, a mobilizar parcerias para promover projectos ligados às energias renováveis para a mobilização de água, nesta ilha.

Além do parque fotovoltaico, que permite a bombagem de água para as zonas altas de Santo Antão (Planalto Leste e Costa Leste), todos os furos existentes nesta ilha vão ser equipados com sistemas fotovoltaicos, devendo ainda ser lançado, em Fevereiro, o projecto de abastecimento de água no Planalto Norte, com base em energias limpas.

O ministro da Indústria, Comercio e Energia, Alexandre Monteiro, que esteve de visita a Santo Antão, nos últimos dias, informou que o Governo, no quadro da lei do Orçamento do Estado para 2019, vai incentivar os municípios do país, além de privados, a apostarem em projectos ligados às energias renováveis.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos