Cidade da Praia, 04 Nov (Inforpress) – O director da Policia Nacional, Emanuel Estaline Moreno, afirmou hoje que a instituição “se mantém credível” apesar do sentimento de insegurança que se vive no país, e realçou que o trabalho dos agentes tem sido de elevado profissionalismo.
Emanuel Estaline Moreno fez essas considerações em declarações à imprensa, no âmbito da visita que realiza hoje e quinta-feira às estruturas da Polícia Nacional (PN) do Comando Regional Santiago Sul e Maio (CRSSM), que abrange os concelhos de São Domingos, Ribeira Grande de Santiago e Praia.
Instado sobre o clima de insegurança e vários casos de violência registados ultimamente, o responsável garantiu que a credibilidade da PN se mantém intacta, mas cabe à população avaliar o trabalho feito pela instituição.
“Nós temos um programa que estamos a por em prática em pleno, e diariamente têm sido feitas detenções que estão a incomodar, mas é um processo normal”, declarou.
Emanuel Estaline Moreno falou sobre a questão do trabalho investigativo da instituição, referindo que a PN “está em várias frentes”, não só na prevenção, como na investigação, e lembrou se tratar de um sector de “capital importância”, como suporte para ajudar os outros órgãos de Polícia, mas também fazer frente à criminalidade.
O director nacional da PN fez referência também nas alterações do processo de recrutamento, atestando que o objectivo é melhorar a formação e aumentar o número de recrutas que anualmente são seleccionados.
No que tange a formação, adiantou que têm beneficiado de acções através da cooperação com países parceiros, nomeadamente Portugal, Angola, Espanha, Moçambique, entre outros.
Sobre a visita que está a realizar às estruturas da PN, o responsável disse que esta é uma actividade do programa que acontece todos os anos, para avaliar como têm funcionado, quais os constrangimentos e os ganhos alcançados.
Nas visitas que realizou na manhã de hoje, destacou a necessidade da melhoria do espaço de trabalho dos efectivos, sobretudo nas unidades de Achada Santo António que, segundo disse, precisam de uma especial atenção.
“Vamos ter uma conversa com os efectivos para podermos auscultá-los também sobre os problemas com que têm deparado no dia a dia e tentar encontrar soluções”.
Com estas visitas, Emanuel Estaline Moreno quer inteirar-se do estado da organização e funcionamento das unidades operacionais e serviços que integram o Comando Regional, bem como dos planos de actividades em curso e em especial sobre os preparativos do plano operacional da época festiva que se avizinha.
Do programa constam ainda encontros com os autarcas e magistrados locais e responsáveis de alguns serviços sediados nessas regiões.
HR/FP
Inforpress/Fim