Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Director da PJ alerta para necessidade de uma maior atenção ao crime organizado e a práticas que sustentam a corrupção

Cidade da Praia, 12 Mai (Inforpress)- O director da Polícia Judiciária congratulou-se hoje com os últimos investimentos feitos na instituição, mas alertou para a necessidade de uma maior atenção ao crime organizado e às práticas que sustentam a corrupção e violência encomenda.

O aviso foi feito por António Sebastião, esta manhã, na Cidade da Praia, durante a sua intervenção no acto central das comemorações do 25º aniversário da Polícia Judiciária, assinalado hoje, e que contou com a presença do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ministra da Justiça e do Trabalho, Janine Lelis, e o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

“Queremos alertar aos altos responsáveis para a urgente e necessidade de dar uma maior atenção ao crime organizado e às práticas nocivas que sustentam a corrupção e a violência encomendada”, afirmou o responsável.

Sublinhou que a situação geográfica de Cabo Verde exorta a PJ e a todos a um esforço muito maior na criação de um ambiente hostil e intolerante, sendo que existem vulnerabilidades estruturais que são aproveitas pelas estruturas criminosas ligadas aos tráficos.

Segundo o director, o contexto social, económico e cultural de Cabo Verde é bem distinto a quando da criação da Polícia Judiciária, e por norma a criminalidade também acompanha e beneficia-se do desenvolvimento económico e tecnológico dos países, adaptando-se e diversificando.

No seu entender, esse fenómeno torna-se cada vez mais complexo e sofisticado e em certos casos pode colocar em causa o normal funcionamento das instituições públicas e privadas e, consequentemente, a paz, segurança e tranquilidade públicas.

Por outro lado, disse que a história de coragem e do compromisso de combate não é tão exíguo no meio onde todos são conhecidos e a intolerância em relação aos fenómenos criminais nem são entendidos como tal na sua verdadeira dimensão pela própria sociedade.

Por seu lado, a ministra da Justiça e do Trabalho, Janine Lelis, disse que ao longos desses 25 anos de existência , a PJ passou por dificuldades, venceu muitos obstáculos, ganhou experiência e perícia que permitiu a sua estabilidade institucional e abrir caminho para a sua consolidação.

“A sua perspectiva é que ela preste cada vez mais um melhor serviço, seja mais efectiva e eficaz na investigação e no combate à criminalidade e que contribua para a paz social”, realçou, frisando que para combater a criminalidade o Governo tem estado a aumentar verbas para o sector da segurança e justiça.

Segundo a governante, o Governo está a cumprir com a classe, sendo que hoje a PJ tem o estatuto pessoal ajustado à complexidade das suas funções, estão a ser dotadas com tecnologias de informação e apedrejadas com meios tácticos de segurança para a sua acção diária e efectiva.

Ao usar da palavra, o primeiro-ministro, Ulisses Correia Silva, assegurou que o Governo está e vai continuar a investir neste sector, uma vez que é crucial para o funcionamento das instituições que garantem o bem básico dos cidadãos e por ser um activo essencial e fundamental para o desenvolvimento de qual quer país.

“Estamos a vamos continuar a investir, quer na administração da justiça, da segurança, a nível das instituições, dos recursos humanos, quer dos meios e matérias tecnologias”, assegurou o chefe do Governo, afirmando que o Executivo priorizou investimentos na melhoria e funcionamento, mas também a nível de motivação da Policia Nacional e Polícia Judiciária, dando maior destaque ao combate e segurança urbana, turística e marítima.

Durante a cerimónia, a Polícia Judiciária foi condecorada pelo Governo com a Medalha Profissional do 1ºGrau , por ser uma instituição de referência.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos