Direcção Nacional do Ambiente realiza inventário das ONG e associações ligadas ao ambiente

 

Cidade da Praia, 05 Out (Inforpress) – A Direcção Nacional do Ambiente, através da Direcção de Informação e Seguimento da Qualidade Ambiental, tem em curso desde o mês de Setembro, um inventário das organizações não-governamentais (ONG) e associações com intervenção no domínio ambiental no país.

Com a realização deste inventário os promotores pretendem obter um “retrato real” da situação em termos de ONG e associações existentes no país e o seu respectivo âmbito de intervenção.

Este trabalho, segundo uma nota de imprensa, vai permitir à Direcção Nacional do Ambiente a “optimização gradual e a valorização crescente” das parcerias institucionais e “um melhor envolvimento” destas entidades na implementação das políticas públicas ambientais.

“Tem por objectivo criar as condições para a produção de informação ambiental cada vez mais diversificada, qualificada, melhor sistematizada e acessível em tempo oportuno aos diferentes utilizadores”, acrescenta a mesma fonte.

A operação, que vem sendo realizada em parceria com as Delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente nas ilhas e com a Plataforma das ONG, surgiu da necessidade de se organizar e actualizar sistematicamente o registo nacional das ONG e associações que têm vindo a desenvolver actividades de natureza diversa no domínio do ambiente.

“Para além disso, a acção orienta-se para o cumprimento do papel reservado pelo Estado às Organizações da Sociedade Civil, enquanto parceiras privilegiadas no contexto da governança ambiental na sua globalidade, gestão e preservação dos recursos naturais e promoção da cidadania ecológica em particular”, refere o documento.

A realização deste inventário tem ainda por base o reconhecimento da pertinência de acompanhar a dinâmica de surgimento e criação das ONG e Associações com actuação em matéria de preservação do meio ambiente verificada nos últimos anos em Cabo Verde.

Para a Direcção Nacional do Ambiente, estas organizações têm vindo a desempenhar um papel notório no sentido de chamar cada vez mais a atenção da sociedade para a necessidade de uma relação mais harmoniosa entre o homem e a natureza, com vista a garantir melhor solidariedade para com as gerações actuais e futuras.

A realização desta actividade, acrescenta a nota, traduz-se no engajamento institucional da Direcção Nacional do Ambiente no sentido de se implementar, progressivamente, ao longo da IX Legislatura as suas atribuições e competências.

AM

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos