Diplomata manifesta satisfação dos EUA em ter colaborado com Cabo Verde para apreensão de 5,6 toneladas de cocaína

Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) – O embaixador dos Estados Unidos em Cabo Verde, Jeff Daigle, manifestou hoje a satisfação do seu País em cooperar com as autoridades cabo-verdianas na apreensão de quase seis toneladas de cocaína proveniente do Brasil.

Jeff Daigle respondia questionado pela imprensa sobre a operação conjunta, que teve lugar no dia 01, com as Forças Armadas (Guarda Costeira), coordenada através do Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos (MAOC-N) e que contou ainda com a cooperação da Polícia Federal do Brasil, da Drug Enforcement Administration, da Marinha dos EUA e da National Crime Agency, do Reino Unido.

Ainda segundo fonte daquela embaixada, para os norte-americanos que participaram na operação foi uma oportunidade que resultou em algo “muito feliz”, pois, o processo fez com que a droga fosse aprendida e demostrou que a parceria de longo prazo com os Estados africanos, incluindo Cabo Verde, são vitais para enfrentar ameaças como terrorismo, tráfico ilícito e pirataria, e construir capacidade na região para garantir segurança e estabilidade a longo prazo.

A abordagem e inspeccionamento da embarcação foi feita sobre a jurisdição de Cabo Verde, tendo resultado na apreensão de 5.668 quilogramas de cocaína com um valor de rua estimado em mais de 350 milhões de dólares.

Na sequência desta apreensão, foram detidos pela Polícia Judiciária de Cabo Verde durante a operação antidrogas sete indivíduos, sendo cinco de nacionalidade brasileira e dois montenegrinos.

A Marinha dos EUA e a Guarda Costeira dos EUA têm uma forte relação com Cabo Verde, juntamente com um acordo bilateral de aplicação da lei, permitindo o apoio ao combate à actividade marítima ilícita nas águas circundantes do arquipélago.

Ao longo da última década, os Estados Unidos aumentaram constantemente a cooperação de segurança marítima com parceiros na costa atlântica da África para melhorar a conscientização do domínio marítimo, a fim de ajudá-los a proteger suas águas soberanas.

No mês de Março, Cabo Verde participou no exercício liderado pelos EUA Obangame Express 22, que é o maior exercício marítimo multinacional projectado para melhorar a cooperação regional, consciência do domínio marítimo (MDA), práticas de compartilhamento de informações e perícia em interdição táctica na África Ocidental.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos