Diocese de Santiago: Centenas de jovens participam a partir de hoje na V semana diocesana da Juventude

Cidade da Praia, 31 de Mar (Inforpress) – Centenas de jovens de diversas paróquias da Diocese de Santiago participam, de hoje até 07 de Abril, na V semana Diocesana da Juventude, que tem como lema “Fazei tudo o que Ele vos disser”.

A abertura do evento, promovido pelo Secretariado Diocesano da Juventude, em parceria com as secretarias paroquiais, aconteceu hoje na paróquia Nossa Senhora da Luz (Milho Branco), com uma Eucaristia presidida pelo Cardeal e Bispo Dom Arlindo Furtado.

Para Dom Arlindo Furtado, a “presença massiva” dos jovens, provenientes de divas paroquias, no evento, mostra que se está a concretizar, também a nível da Diocese de Santiago, o grande desejo de Papa João Paulo II, que era de ver os jovens ao serviço da evangelização.

“Os jovens são chamados como parte integrante da igreja a ser protagonistas da evangelização, para serem activistas da renovação e sendo a juventude a maior parte dos membros da nossa comunidade, da nossa igreja e do nosso país, naturalmente que é motivo de esperança quando vemos jovens movidos por Jesus Cristo, interpelados e renovados pelo Espírito Santo a colaborarem nessa grande obra da evangelização”, adiantou.

O Cardeal aproveitou para pedir uma “graça especial” a toda juventude cabo-verdiana e apelou aos jovens a levarem a mensagem de Jesus a todas as criaturas, para que os homens encontrem o caminho da esperança.

A Semana Diocesana da Juventude (SDJ) é celebrada nas Igrejas locais no Domingo de Ramos, com o objectivo de “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser um ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações”.

No quadro da semana, é realizado, de 03 a 06 de Abril, na paróquia de Nossa Senhora da Graça, o Fórum Diocesano da Juventude, movendo cerca de 200 jovens peregrinos da Diocese e das ilhas do Maio, Santiago, Fogo, Brava, inclusive um jovem da ilha do Sal.

O Dia Diocesano Da Juventude, que acontece no último dia, 07 de Abril, deverá contar com cerca de 2000 jovens e adultos à volta da mensagem mariana “Fazei tudo que Ele vos disser”.

Constam do programa diversas actividades, nomeadamente, Feira da Juventude, Conferências, Sakuta Família, Dias na comunidade com acção social, Feira da Saúde do Corpo e da Alma em Achada Grande Frente, entre outras.
MJB/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Sociedade
Desporto
Politica
Economia
Internacional
  • Galeria de Fotos