Diocese de Santiago celebra hoje o seu 489º aniversário natalício

Cidade da Praia, 31 Jan. (Inforpress) – A Diocese de Santiago celebra hoje o 489º aniversário da sua criação, pelo que o bispo Dom Arlindo Furtado preside uma missa de acção de graças na Igreja Matriz sob o tema “Juntos por uma Igreja Sinodal”.

“A celebração de hoje deve nos recordar que o amor é o que faz as coisas perpetuarem de geração em geração, pois o amor gera a confiança e a confiança planta em nós a gratidão. A gratidão, por sua vez, faz com que o nosso coração transborde de alegria e a consequência de tudo isso é o anúncio, a partilha”, lê-se no site oficial da Diocese de Santiago de Cabo Verde.

Com círculo pastoral dividido em três vigararias, a Diocese de Santiago de Cabo Verde, com sede actual no Platô na Cidade da Praia, conta com 25 paróquias e possui clero formado por 32 padres, 13 diáconos permanentes e dois diáconos transitórios.

Considerado o Bispado mais antiga da África moderna, a Diocese de Santiago de Cabo Verde foi criada em 31 de Janeiro de 1533, pela Bula “Pro Excelenti Praeeminentia do Papa Clemente VII, com a sede na Cidade da Ribeira Grande, no século XVL da mesma data.

O cardeal Dom Arlindo Gomes Furtado, recorde-se, anunciara em Junho do ano transacto que a Igreja Católica vai iniciar em 2023 a celebração dos 500 anos da criação da Diocese de Santiago em Cabo Verde, que acontecerá em 2033.

Revelou que 2023, por ocasião dos 490 anos, dar-se-á início ao decénio de celebração, a ser assinalado em fases, no quadro do tema “Diocese de Santiago de Cabo Verde, 500 anos de uma Igreja Consciente e Missionária” sob o lema global “Ide e ensinai…Eu estarei sempre convosco”’.

O programa que se está a preparar e ao qual a Igreja espera contribuições de todos para a celebração dos 500 anos da diocese, segundo o cardeal-bispo terá início em 2023, aos 490 anos, com a celebração de um decénio jubilar de “uma instituição credível” que contribui para a “configuração da idiossincrasia cabo-verdiana”.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos