Dino D’Santiago vence três categorias na primeira edição dos prémios Play da Música Portuguesa

Cidade da Praia, 10 Abr (Inforpress) – O cantor luso-cabo-verdiano Dino D’Santiago foi o mais premiado na primeira edição dos Play – Prémios da Música Portuguesa, ao vencer três das 12 categorias, cuja gala decorreu esta terça-feira, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Conforme avança o jornal “Público”, Dino D’Santiago subiu esta terça-feira à noite três vezes ao palco do Coliseu de Lisboa, para receber os prémios de Melhor Artista Solo, Melhor Álbum “Mundo Nôbu” e Prémio da Crítica, este último atribuído por um painel de cerca de uma dezena de críticos de música portugueses.

A gala dos prémios Play da Música Portuguesa adianta a mesma fonte, foi de festa dedicada à música portuguesa, daquela que tem milhões de visualizações no YouTube à que foi criada quando muitos dos nomeados não eram sequer ainda nascidos.

Filho de pais cabo-verdianos, Dino cresceu na Quarteira, Portugal, sem nunca por de lado as suas raízes crioulas. Em 2003 participou no programa televisivo “Operação Triunfo”, tendo sido um dos finalistas do programa.

Em 2004 fez parte da Jaguar Band, o grupo de músicos que acompanham os Expensive Soul em concertos ao vivo.

Em 2008, com o pseudónimo Dino SoulMotion, lançou o primeiro álbum a solo: “Eu e os Meus”, com a colaboração de artistas de renome como Virgul e Pacman (Da Weasel), Valete, Sam The Kid, Ângela Pais, AS2 e de Tito Paris, no tema “Mamã”.

No ano seguinte, juntou-se a Virgul (Da Weasel) e fundaram os Nu Soul Family. Com “This Is For My People”, a banda conquistou o público e venceu o prémio da MTV na categoria de Portuguese Best Act.

Depois do disco “Eva”, lançado em 2013, o cantor tem um novo trabalho “Mundo Nôbu”, no qual se destaca o single “Nova Lisboa”.

E neste “Mundo Nôbu” criou precisamente um universo de fusões de raízes, origens e culturas, que o têm moldado como artista e ser humano.

Dino d’Santiago tem marcados dois concertos, no Algarve, para breve: no Teatro das Figuras, em Faro, a 20 de Abril, e no Festival MED, em Loulé, em data ainda por divulgar.

Os Play são uma iniciativa da associação PassMúsica, que representa artistas, bandas e editoras discográficas, em parceria com a RTP e a Vodafone

A segunda edição do referido evento será realizada em 2020.

CM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos