Diagnóstico do SEN constitui principal componente da Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística – INE

 

Cidade da Praia, 04 Out (Inforpress) – O presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Osvaldo Borges, disse hoje, na Cidade da Praia, que o diagnóstico do Sistema Estatístico Nacional (SEN) constitui a principal componente da Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE).

No seu discurso de abertura do seminário de apresentação dos resultados do diagnóstico do SEN para a ENDE 2017-2021, visando a sua validação, Osvaldo Borges disse que o INE vai apresentar, durante o encontro, a totalidade dos produtos de informação estatística com vista a receber da parte das instituições e dos parceiros sugestões e contribuições para a melhoria do documento.

“O diagnóstico do Sistema Estatístico Nacional está aberto às contribuições e, consequentemente, a sua validação”, salientou o presidente do INE, informando que a instituição está também a elaborar a sua terceira Agenda Estratégia, 2017 a 2021.

Segundo Osvaldo Borges, o processo de elaboração da Agenda Estratégia, 2017 a 2021 está a ser feito em articulação com os documentos nacionais mormente o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2017/2021, agenda regional (Agenda 2063) e internacional (Agenda 2030) por forma a permitir o seguimento e avaliação dos indicadores constantes dessas agendas.

Em declarações à Inforpress, o presidente do INE disse que o seminário visa discutir os resultados do diagnóstico do SEN com os órgãos do sistema e outros serviços a fim de recolher subsídios para a sua validação.

“Após validação do diagnóstico, vamos propor as acções que devem ser desenvolvidas daqui a três meses para podermos ultrapassar os problemas no período 2017 a 2021”, informou.

Para o encontro, estão convidados representantes dos órgãos do SEN, serviços públicos produtores de estatística e utilizadores de estatísticas oficiais, parceiros de cooperação e os órgãos de comunicação social.

O Sistema Estatístico Nacional, recorde-se, deu início a elaboração da sua terceira Agenda Estatística denominada “ENDE 2017 a 2021”.

O processo de elaboração de uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento Estatístico contempla várias etapas desde a elaboração do roteiro à elaboração do plano de acção.

JL/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos