Diabetes: Centro de Saúde de Ponta D’Água acolhe actividades de sensibilização

Cidade da Praia, 13 Nov (Inforpress) – O Centro de Saúde de Ponta D’Água (cidade da Praia) acolhe quinta-feira, 14, Dia Mundial da Diabetes, actividades de sensibilização e desmistificação de “Mitos e Verdades sobres Diabetes”.

A iniciativa, segundo a entidade promotora do evento, Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP), é uma proposta de alerta, orientação e até mesmo diagnóstico da doença ou indícios dela às pessoas que vivem e convivem com a doença.

De acordo com a instituição, além da palestra, o Centro de Saúde de Ponta d’Água vai realizar exames e orientações, pois, o diagnóstico precoce promove um controlo de maneira eficaz para que o doente não seja surpreendido com complicações.

A diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, que com o envelhecimento da população e o aumento da obesidade, tem provocado aumento de pessoas com a doença.

Para assinalar a data, a Ordem dos Médios tem, também na agenda a realização de uma acção de formação sobre Diabetes destinado a médicos.

Existe dois tipos de diabetes: a 1 que surge na infância ou na adolescência e acompanha a pessoa pelo resto da vida e a 2 que aparece com mais frequência em pessoas obesas e sedentárias.

Os sintomas da doença caracterizam-se por exagero no urinar, sensação de sede excessiva, desidratação, fraqueza, cansaço e náuseas.

O Dia Mundial da Diabetes é assinalado este ano sobre o lema “Família e a Diabetes” um repto com a qual a Federação Internacional de Diabetes (IDF) pretende consciencializar a população sobre o impacto que a diabetes tem na família e na necessidade da implementação de uma rede de apoio às pessoas afectadas.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos