Dia Nacional da Morna: Grupo de artistas celebra a morna na Cidade da Praia com serenata

Cidade da Praia, 03 Dez (Inforpress) – Um grupo de artistas celebrou hoje, na cidade da Praia, o Dia Nacional da Morna, com uma serenata que teve seu percurso da pracinha do Liceu Domingos Ramos ao Palácio da Cultura Ildo Lobo, com o propósito de “elevar” a morna património da humanidade.

A serenata, que também decorreu no Mindelo, consta de um conjunto de actividades que aconteceu um pouco por todo arquipélago, promovido pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas para celebrar o Dia Nacional da Morna que se assinala anualmente a 03 de Dezembro.

Paulinho Vieira, em representação do grupo, avançou que os artistas estão “exclusivamente” reunidos em nome da cultura cabo-verdiana, principalmente da morna que já não é só dos cabo-verdianos, mas também do mundo.

É um evento que, segundo o mesmo, tem vindo a fazer anualmente, daí que o convite veio em boa hora, para uma vez mais celebrarem a morna.

“Estamos sempre unidos com o objectivo de elevar a morna e não a deixá-la morrer, digamos assim, então estamos aqui em nome da nossa cultura para que jamais caia em esquecimento, apesar de que está um pouco difícil porque a nova geração não está a mostrar o devido interesse”, lamentou Paulinho Vieira.

No entanto, salientou que se todos os artistas fazerem sua parte, e se os pais e encarregados de educação incentivarem os filhos a apreciarem a morna, o género ganhará mais valor.

TC/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos