Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Dia Nacional da Cultura: Presidente da República vai condecorar personalidades e instituições

Cidade da Praia, 08 de Out (Inforpress) – O Chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, vai, este ano, por ocasião do Dia da Cultura e das Comunidades, condecorar algumas personalidades e instituições, que se destacaram nestas áreas, informou hoje, em nota de imprensa, a Presidência da República.

Segundo a mesma fonte, a Presidência da República, no quadro das suas realizações para assinalar a efeméride, escolheu as ilhas do Maio e Brava para, também, serem palco das comemorações deste evento, que se assinala no dia 18 de Outubro próximo.

De acordo com a programação, além de actividades restritas na Cidade da Praia, por causa da pandemia da covid-19, no dia 16, a escritora Zaida Sanches, autora de obras infanto-juvenis, vai proferir uma palestra na escola secundária do Maio, onde estão ainda previstos espectáculos musicais e de declamação de poesia.

Na ilha Brava, acrescenta a mesma fonte, o escritor e ficcionista Daniel Ramos Mendes, à semelhança da Zaida Sanches, vai falar das suas obras e do papel da literatura e sua importância na formação do intelecto.

A nota de imprensa acrescenta que, nas duas ilhas, a Presidência da República fará uma oferta de livros para as bibliotecas escolares locais.

“Num momento em que os artistas e os músicos, em particular, passam por muitas dificuldades, a celebração deste Dia Nacional da Cultura tem grande significado”, refere o documento, acrescentando que esta oportunidade serve para chamar a atenção para a situação pela qual está a passar esta classe.

As actividades que a Presidência da República vai realizar visam permitir que os jovens “conheçam e interiorizem a importância desta efeméride”.

Os eventos contam com as parcerias do Ministério da Educação e da Associação Cultural Sete Sóis Sete Luas, e decorrerão seguindo as orientações das autoridades sanitárias do país, respeitando o distanciamento e as medidas de segurança definidas.

A Presidência da República organiza, também, uma exposição virtual de fotografias, disponível nas suas plataformas online, sobre a importância e o papel das comunidades cabo-verdianas da diáspora, no conjunto da nação cabo-verdiana, e dos diversos encontros, eventos, cerimónias, ocorridos durante as visitas e deslocações do Presidente da República.

O Dia da Cultura e das Comunidades coincide com a data do nascimento de Eugénio de Paula Tavares, em 1867.
Ele foi a figura cimeira da vida cultural, política e social de Cabo Verde entre 1890 e 1930.

A sua vastíssima obra vai da poesia à música, da retórica ao jornalismo, da ficção à política, tendo sido o primeiro homem de cultura do arquipélago a conseguir dar relevo literário à poesia em crioulo.

Sendo um dos maiores compositores da morna, foi também um prosador aprimorado, quer quando escreveu em português, como quando o fez em crioulo.

LC/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos