Mindelo, 07 Jun (Inforpress) – O Ministério do Mar desenvolve na quinta-feira, 08, actividades em diferentes ilhas com foco na mudança de mentalidades e na importância da preservação dos mares para o futuro da humanidade, em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos.
Segundo nota do Ministério do Mar, a celebração mundial desta efeméride, em 2023, acontece sob o signo do “Planeta Oceano: A mudança das marés”.
E Cabo Verde, como Pequeno Estado Insular e grande Estado oceânico, composto por 99,3 por cento (%) de mar, associa-se a esta celebração com foco na co-responsabilização das comunidades para a mudança da maré que se pretende para o país.
“Uma mudança de mentalidades voltada para a importância dos nossos mares e sua preservação para o futuro da humanidade”, refere a nota.
Nesta senda, acrescenta o documento, sustentado nos compromissos assumidos por Cabo Verde junto das Nações Unidas e aos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco no ODS 14, o Ministério do Mar prepara um leque de atividades e acções que visam trazer a sociedade, organizações, associações e instituições públicas e privadas para a co-responsabilização para com os mares e o grande oceano.
Em São Vicente, o arranque das actividades acontece no Museu do Mar com apresentação do vídeo promocional do Dia Mundial dos Oceanos, do projecto “Plano de limpeza das praias de arraste de botes/infraestruturas de apoio à pesca”, e dos “Padrinhos do mar”, além de intervenções do ministro do Mar, do presidente da câmara de São Vicente e do director Nacional das Políticas do Mar.
Haverá também workshops de tecelagem de cordas e redes de pesca com a empresa “Simili”, de moda sustentável, com o projecto “Climax”, de reutilização de plástico, com a associação ambientalista Biosfera 1 e ainda um passeio para a enseada de coral na Laginha.
Na ilha de Santiago, destaca-se a “Feira Azul”, que é uma feira de profissões ligadas ao mar, que vai decorrer no Palácio da Cultura Ildo Lobo, enquanto na Boa Vista haverá a inauguração do Museu de Arqueologia Subaquática.
No dia seguinte, sexta-feira, será apresentado o Cabo Verde Ocean Week 2023, em São Vicente, e haverá workshops de “segurança marítima e salvamento aquático” nas comunidades piscatórias de Calhau, Salamansa e São Pedro.
Já sábado e domingo estão programadas campanhas de limpeza nas praias das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Boa Vista, Santiago, Santa Luzia, Maio, Brava, Sal e São Nicolau. Ainda em São Vicente haverá provas de natação e torneios de futebol de praia nos escalões feminino e masculino.
CD/CP
Inforpress/Fim