Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Dia Mundial do Idoso: Responsável do projecto “Vida Idosos” apela famílias e comunidades a responsabilidade e valorização   

Cidade da Praia, 01 Out (Inforpress) – A enfermeira e responsável do projecto “Vida Idosos”, implementado pelo Movimento Jovens pela Paz, apelou hoje às famílias e comunidades para a responsabilidade e valorização das pessoas idosas.

Sara Semedo falava hoje à Inforpress, na Cidade da Praia, na abertura da conversa aberta sobre o percurso dos jovens pela paz, promovida pela Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS), no âmbito do projecto “Viva idosos”, visando celebrar o Dia Mundial do Idoso, que se assinala hoje.

Explicou que a segunda fase do projecto contempla 50 idosos de diferentes bairros da Cidade da Praia, através de visitas domiciliárias, assistência básica de saúde, alimentar, distribuição de produtos de protecção e prevenção da covid-19.

Revelou que grande parte dos problemas constatados está relacionada com a alimentação, suporte psicológico, questões de âmbito jurídico, habitacional, ciente de que há situações que ultrapassa a capacidade e limite dos profissionais de saúde e assistentes sociais.

“Cabe a nos lembrar que este projecto é para prestar o auxílio e suporte na assistência quer em termos de saúde, quer em termos de aproximar as famílias para que percebam e entendam que um profissional de saúde não substitui a sua responsabilidade familiar sobretudo neste período de pandemia”, referiu.

Por outro lado, chamou também atenção para a situação de vulnerabilidade que alguns idosos têm estado a vivenciar, situações de violência em casa e uso de álcool e outras drogas.

“Apelo às famílias e comunidades para responsabilidade para com as pessoas idosas, a valorizarem os idosos enquanto seres humanos, sendo que esta pandemia veio desafiar a todos e mostrar que são pessoas de risco e precisam de uma maior atenção e cuidado especial”, mencionou.

O projecto “Viva Idosos” é uma iniciativa do Movimento Jovens pela Paz, em estreita parceria com Associação Comunitária Amigos de Safende, cuja primeira fase foi realizada em 2019.

A iniciativa, com a duração de sete meses, contempla 50 idosos de diferentes bairros da Cidade da Praia, através de visitas domiciliárias, assistência alimentar, distribuição de produtos de protecção e prevenção da covid-19.

Celebrado este ano sob o lema “Pandemias: Elas mudam a forma como tratamos a idade e o envelhecimento”, o Dia Internacional do Idoso foi Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, visando sensibilizar a sociedade para as questões ligadas ao envelhecimento e à necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

AV/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos