Dia Mundial do Ambiente: “Somos pelo Ambiente” sensibiliza alunos do EBI de Achada Grande Trás

 

Cidade da Praia, 05 Jun (Inforpress) – A campanha “Somos pelo Ambiente” leva hoje acções de sensibilização à escola do Ensino Básico Integrado (EBI) da Achada Grande Trás, Praia, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, assinalado anualmente a 05 de Junho.

O evento inclui a apresentação de uma peça de teatro “Ka nada ku mi”, conversa aberta com os alunos e jogos educativos, que vão abordar temas como o lixo, a apanha de areia, a captura das tartarugas, o desperdício da água, entre outros.

Segundo Susana Palminha, da direcção executiva do consórcio luso-cabo-verdiano Ecovisão, promotor da campanha, a iniciativa enquadra-se no projecto de Extensão e Modernização do Aeroporto Internacional Nelson Mandela, mais concretamente na campanha de informação e sensibilização no domínio do ambiente, a favor das comunidades que rodeiam o aeroporto, em parceria com o Instituto Marques de Valle Flor, Portugal.

Achada Grande Frente, Achada Grande Trás, Jamaica e São Tomé são as zonas contempladas, mas a iniciativa, lançada no último mês de Maio, terá uma abrangência nacional, através de anúncios televisivos e nos meios digitais.

Por ocasião do lançamento da campanha, Susana Palminha disse que o objectivo da campanha é sensibilizar essas comunidades para o bom comportamento ambiental, com actividades relacionadas com a gestão dos resíduos, poupança e reutilização de água, apanha ilegal de areia, protecção das tartarugas e outras espécies e criação de animais em locais em terraços.

Estão previstas a realização de várias acções comunitárias, tais como limpeza de zonas utilizadas para a colocação de resíduos de forma incorrecta, sensibilização comunitária com teatros, conversas nas escolas, plantação de árvores, entre outras.

A campanha ambiental, que tem a cantora Élida Almeida como embaixadora, junta-se a uma de sensibilização sobre questões de saúde, a decorrer no país, com ambas a custarem 25 milhões de escudos (cerca de 226 mil euros).

A actividade junto à escola de Ensino Básico Integrado de Achada Grande Trás, com a apresentação do teatro “Ka nada ku mi” e acções de sensibilização junto dos alunos da escola, está marcada para decorrer entre as 16:00 e 17:30.

DR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos