Dia Mundial do Ambiente assinalado em Santiago Norte com várias actividades

Assomada, 05 Jun (Inforpress) – O Dia Mundial do Ambiente, que se celebra hoje, 05, sob o lema “restauração dos ecossistemas”, vai ser assinalado em Santiago Norte com várias actividades dirigidas a diversos públicos.

A Câmara Municipal de Santa Catarina, através do pelouro do Ambiente e Saneamento, dará continuidade à Semana do Ambiente, iniciado a 31 de Maio, com uma visita guiada, destinada às crianças, ao viveiro da delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, em Cruz Grande, plantação e restauração de plantas frutíferas e recuperação de uma área antes degradada pelo lixo.

Ainda no âmbito da Semana do Ambiente, que termina hoje, o Centro Cultural Norberto Tavares (CCNT) vai ser palco de uma exposição bibliográfica, produtos reciclados e artesanais, de feiras de plantas ornamentais, da entrega de prémios aos vencedores do concurso de poesias sobre o meio ambiente, de passagem de ‘spots’, recitação de poesias e canções.

Deste o dia 31 de Maio foram realizadas campanhas de sensibilização ambiental em várias localidades e escolas, workshop e palestras.

Também em São Miguel, a edilidade, através do pelouro do Urbanismo, Ambiente, Saneamento e Protecção Civil tem em curso, desde o dia 02 de Junho, a Semana do Ambiente que arrancou com uma campanha de plantação de árvores, na localidade de Covão de Coelho, no centro da cidade.

Na ocasião, foi feita a plantação de cerca de 30 plantas ornamentais, bem como fruteiras, na perspectiva de criar um horto comunitário.

Da programação que termina hoje, constaram a realização de palestras em escolas básicas do município, campanhas de limpeza, de sensibilização e de plantação de árvores, entre outras acções.

No Tarrafal, a autarquia, através do pelouro de Ambiente, Segurança, Protecção Civil e Qualidade de Vida, tem programado a realização de um leque de actividades para assinalar a efeméride.

A iniciativa, segundo uma nota, visa sensibilizar toda a população sobre as problemáticas ambientais do interior da ilha de Santiago, fixar árvores, realizar campanhas de limpeza, fixar cestos em metal galvanizado para colecta de lixo e outras actividades, para com isto, mostrar, incentivar e consciencializar os mais pequenos sobre as boas práticas perante o meio ambiente.

Também nesse concelho a Embaixada da França em Cabo Verde e a Associação Lantuna vão inaugurar um conjunto de murais de sensibilização à protecção da biodiversidade, em torno de poemas franceses.

Após o acto de inauguração que terá lugar na rua principal de Ribeira da Prata, a partir das 10:00, segue-se uma passeata para conhecer os murais e uma visita organizada pela Lantuna para apresentar o trabalho feito na praia de Ribeira da Prata.

Já nos demais municípios que compõem a região Santiago Norte as câmaras municipais e outras instituições até o momento não anunciaram nenhuma actividade.

FM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos