Dia Mundial da Língua Portuguesa passa a ser comemorado a 05 de Maio

Cidade da Praia, 18 Out (Inforpress) – A Unesco aprovou esta quinta-feira o dia 05 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, uma data que habitualmente é comemorada na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

De acordo com uma nota publicada no site oficial da CPLP, a decisão foi tomada quinta-feira na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Paris, na reunião do seu conselho executivo.

A decisão que será formalmente adoptada pelo plenário do Conselho Executivo no próximo dia 23, reconhece o papel e a contribuição da Língua Portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas.

A mesma fonte destaca ainda que o Português é a língua mais falada do Hemisfério Sul e a língua oficial de três organizações regionais e da Conferência Geral da Unesco.

Esta proposta, prosseguiu, foi submetida ao Conselho Executivo pelos nove países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e contou com o co-patrocínio de mais 24 países de todos os continentes e regiões do mundo, e, agora, com o endosso dos 58 membros do Conselho Executivo da Unesco.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa será oficialmente assinalado na sede da Unesco com apresentações musicais, literatura, exposições ou qualquer outra representação cultural, e a sua organização ficará a cargo dos países que têm o português como língua oficial.

A proclamação de dias internacionais é da competência da Assembleia Geral das Nações Unidas e, nas suas áreas de competência, das agências especializadas das Nações Unidas, como a Unesco, nestes casos designando-se dias mundiais.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa, assim que oficialmente estabelecido, será integrado no calendário dos dias celebrados pela Unesco e pelas Nações Unidas.

O Dia da Língua Portuguesa é comemorado anualmente em 05 de Maio entre os países lusófonos.

A efeméride já tinha sido instituída como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, a 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, que decorreu na cidade da Praia.

A data que celebra a importância cultural e histórica da língua portuguesa para toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi oficializada com o propósito de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português.

CM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos