Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Dia mundial convida à reflexão sobre “valores intrínsecos” à diversidade cultural

Cidade da Praia, 21 Mai (Inforpress) – O Governo considera que o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, que se celebra hoje, convida à reflexão sobre “valores intrínsecos” à diversidade cultural como respeito mútuo, diálogo, integração, inclusão e pluralismo cultural.

Segundo uma nota publicada na página do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), esta data visa sensibilizar o mundo para a compreensão da “riqueza e importância” da diversidade cultural, parte do “património comum da humanidade e motor do desenvolvimento sustentável”.

“A cultura oferece uma oportunidade única de conciliar os aspectos económicos e sociais do desenvolvimento, bens e serviços culturais, pontos de referência e valores, ao mesmo tempo em que permitem que milhões de criadores, artistas e profissionais ganhem a vida com o seu trabalho”, lê-se na página do MCIC.

A celebração desta efeméride, frisou, leva a uma reflexão sobre “valores intrínsecos” à diversidade cultural, como respeito mútuo, diálogo, integração, inclusão e pluralismo cultural, enquanto princípio ético e político no centro da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural.

Nesta conjuntura que se vive de isolamento social causada pela pandemia do novo coronavírus, a mesma fonte destacou que este momento apela e potencia a “solidariedade baseada no reconhecimento da diversidade cultural, a unidade da espécie humana, o intercâmbio cultural, a criatividade e a renovação do diálogo entre culturas”.

Todos esses valores, sublinhou, deve ser entendida, não apenas como meio para o “desenvolvimento económico”, mas também para uma “existência emocional, intelectual, moral e espiritual, essencial” nos dias e na conjuntura que se vive actualmente.

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU, em 2002, em comemoração da aprovação em 2001 da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultura.

AM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos