Dia Mundial da Dança comemorado com espectáculos e palestras para todo tipo de público

Cidade da Praia, 19 Abr (Inforpress) – O Dia Mundial da Dança, assinalado a 29 de Abril, é comemorado na Cidade da Praia com espectáculos, palestras, workshops, encontros e competições, no Palácio Ildo Lobo, para “todo o tipo de público”.

Em declarações à Inforpress, o promotor da iniciativa, Bruno “Djam” Amarante, disse que apesar de este ano a comemoração, intitulada “Mês de Abril, mês da dança” sob o lema “Mais dança, menos álcool”, ser “um pouco tímida”, a ideia é levar a actividade a “todo tipo de público”, desde aqueles que gostam de dança da contemporânea às urbanas.

A comemoração este ano associou-se à campanha do Presidente da República “Menos Álcool, Mais Vida” e que culminará com a IV Amostra de Dança, segundo explicou, diferente dos anos anteriores, e com gala de dança prevista para a praia da Gamboa, juntamente com o festival “Menos álcool, menos vida”.

Djam avançou ainda que para a demonstração desta IV amostra de dança vão estar grupos da Cidade da Praia, Assomada, Tarrafal, Milho Branco, Santa Cruz e “grupos de periferias”, sendo a pretensão “passar mensagens” aos jovens sobre a problemática do álcool.

Do rol das actividades, que conta com a parceria do Palácio da Cultura Ildo Lobo, através do Ministério da Cultura, lembrou que as comemorações iniciaram-se esta quarta-feira com a tertúlia “Corpo” ministrada pelos coreógrafos portugueses Diogo Lopes e Sara Graça

Ainda da programação constam para esta sexta-feira, 21, a apresentação da peça “Tango.Ponto.Dog” da Cia Djam Projects, às 19:00, e sábado, 22, um fórum sobre danças urbanas que vai contar com participações de DJ, palestras, workshops e concursos de danças urbanas, às 16:00, no Palácio da Cultura Ildo Lobo.

No dia 27 está agendada uma outra apresentação de peça de dança intitulada “Camponês”, de José Cardoso, prevista também para o Palácio da Cultura Ildo Lobo, às 19:00.

A celebração do Dia Mundial da Dança tem como objectivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas.

Neste dia são diversas as actividades desenvolvidas por associações, escolas e outras entidades ligadas à dança, para promover esta arte que é vista como linguagem universal, promotora de ideais como a liberdade de expressão e a igualdade de direitos.

O Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança (CID), entidade criada sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna, com o objectivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, além das barreiras políticas, éticas e culturais.

FM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos