Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Dia Internacional dos Museus: Porto-novenses defendem conclusão do museu das romarias esperada há seis anos

Porto Novo, 18 Mai  (Inforpress) – Os porto-novenses almejam a conclusão das obras do museu nacional das romarias, na cidade do Porto Novo, em Santo Antão, cujos trabalhos estão suspensas desde 2014, devido à falta de financiamento.

O Ministério da Cultura e Indústrias Criativas já garantiu o financiamento, na ordem dos 12 mil contos, para a conclusão do museu, prevista, inicialmente, para Junho deste ano. Entretanto, as obras continuam suspensas.

Os porto-novenses, abordados pela Inforpress, por ocasião do Dia Mundial dos Museus, almejam a conclusão deste espaço, projecto que se enquadra no âmbito do plano de salvaguarda das festas de romarias de São João, elaborado na sequência da elevação, em 2017, destas festividades à categoria de património cultural imaterial nacional.

Para os munícipes, o museu trata-se de um projecto que vai contribuir para a preservação e valorização das festas de romarias em Cabo Verde, a começar pelo São João, uma das maiores manifestações populares que se realizam no País.

O projecto do museu nacional das romarias está a cargo do Instituto do Património Cultural (IPC) e da edilidade porto-novense, que acredita na conclusão deste espaço museológico, que funcionará nas instalações da antiga fábrica de pozolanas, construídas em 1944.

Além do museu, o IPC está a trabalhar, também, com a câmara do Porto Novo na sinalização da rota das festas de São João e na reabilitação das capelas em Ribeira das Patas e na cidade do Porto Novo, que recebem o nome do santo padroeiro.

Saliente-se que as festas de São João 2020 foram canceladas pela câmara municipal do Porto Novo.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos