Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Dia Internacional dos Museus assinalado com várias actividades durante o mês de Maio

Cidade da Praia, 17 Mai (Inforpress) – A Direcção dos Museus do Instituto do Património Cultural (IPC) promove durante o mês de Maio um leque de actividades que iniciam hoje em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de Maio.

A informação foi dada à Inforpress pela coordenadora dos Museus, Ana Samira Silva, denotando que este ano as actividades comemorativas realizam-se num contexto diferente, tendo em conta a crise da pandemia da covid-19, que afecta o mundo.

“Tivemos que fazer um programa diferente que leva em consideração este contexto da pandemia e que, sem prejuízo, pudesse ser realizado e, de alguma forma, chamar a atenção sobre a importância dos museus no quadro da preservação e valorização do património”, referiu, enaltecendo a importância dos museus na preservação da memória colectiva.

É neste sentido que durante o mês de Maio serão realizadas várias actividades para celebrar a data que este ano tem como lema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

“Hoje a tarde teremos a apresentação de uma live “O inventário como base para a salvaguarda do acervo. O caso do Museu de Arqueologia”, que é uma apresentação e incidirá sobre o processo de elaboração do inventário do património móvel, centrando a sua intervenção no Museu de Arqueologia e na plataforma em uso para a gestão do acervo dos Museus de Cabo Verde”, adiantou.

Conforme explicou, trata-se de de uma plataforma inovadora que permite, em tempo oportuno e em detalhes, todas as informações sobre cada peça dos museus, enquanto elementos únicos e de interesse excepcionais.

De acordo com esta responsável, o Inventário Nacional do Património Imóvel é um projecto estruturante, levado a cabo pela direcção dos Museus do IPC que suporta e fundamenta o cumprimento das demais funções museológicas, acrescentando que o inventário do acervo do Museu de Arqueologia estará́ disponível na Plataforma do Inventário Nacional do Património, que acolherá dados de todos os museus de Cabo Verde.

Ana Samira Silva avançou, por outro lado, que estão previstas, igualmente, visitas guiadas aos museus da Tabanca e da Arqueologia, lançamento de um projecto memória no museu etnográfico da Praia e que esta terça-feira, Cabo Verde participa num ‘webinar’ internacional sobre os desafios e oportunidades dos museus em tempos de pandemia.

Ainda no decorrer deste mês, serão realizadas exposições temporárias no Museu da Tabanca e na Escola Secundária Alfredo Silva, em Santa Cruz, encontro de reflexão com os grupos de tabanca no contexto de crise e acção de formação sobre a importância dos museus para o desenvolvimento sustentável no município de Santa Cruz.

Ana Samira Silva ressalvou que a realização de várias actividades para assinalar a data visa igualmente chamar a atenção das comunidades sobre o papel e a importância dos museus e fortalecer o contexto museológico nacional.

“Pretendemos com estas actividades que irão decorrer ao longo do mês em curso reanimar o quadro museológico nacional e permitir que todos os profissionais dos museus possam olhar para este momento de crise sanitária como oportunidade de se apostar na inovação das actividades que tradicionalmente são realizadas”, reforçou.

O Dia Internacional dos Museus, comemorado anualmente em 18 de Maio, foi criado em 1977, através da iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus, um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O objectivo desta data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica ou contemporânea.

CM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos