Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado com seminário online sobre Cidade Velha

Cidade da Praia, 18 Abr (Inforpress) – O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora hoje, será assinalado no dia 20 com um seminário online sobre “Sitio patrimonial da Ribeira Grande de Santiago de Cabo Verde” na Cidade Velha.

Sob o lema “Passados complexos, futuros diversos”, este evento tem como tema central Cidade Velha e é promovido pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS/UÈ), Portugal, de acordo com uma nota divulgada na página do Facebook do Instituto do Património Cultural (IPC).

Cidade Velha foi proclamada, em 2007, uma das Sete Maravilhas de origem Portuguesa no Mundo e, em 2009, classificada pela Unesco como Património Mundial da Humanidade.

Todavia, no que à gestão patrimonial do sítio respeita, segundo a CIDEHUS, “são visíveis algumas lacunas” que “obstam à sua plena fruição e inteligibilidade”.

Através deste seminário online, no qual participam investigadores, decisores políticos, técnicos do património e representantes da população do sítio local, pretende-se diagnosticar esses problemas e apresentar propostas.

“O evento pretende fazer o diagnóstico do estado actual do sítio, com realce para a análise de questões como as dissonâncias urbanísticas e dificuldades na sua gestão, mormente o alheamento da população local”, lê-se na nota.

Pretende-se assim que este seminário online seja uma oportunidade de reflexão sobre acções futuras visando a salvaguarda do sítio.

O IPC estará representado pelo coordenador do Gabinete Cidade Velha, Cláudio Ramos.

O evento, que ocorre na terça-feira, 20, pelas 14:00, terá transmissão em directo via Facebook.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de Abril de 1982 pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e aprovado pela Unesco no ano seguinte.

O CIDEHUS/UÉ é uma unidade de investigação, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que se propõe promover projectos interdisciplinares no domínio das Ciências Humanas e Sociais.

AM/AA
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos