Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Dia Internacional da Criança celebrado em Santiago Norte com várias actividades

Assomada, 31 Maio (Inforpress) – O Dia Internacional da Criança, em Santiago Norte, que se assinala sábado, 01 de Junho, vai ser marcado por um vasto conjunto de actividades de lazer, concurso de vozes, feira de livros e concursos entre jardins infantis.

Numa organização das autarquias, as actividades vão decorrer durante todo o dia um pouco pelos seis concelhos da região norte.

Entretanto, as actividades em Santiago Norte arrancaram na quarta-feira, 29, no Tarrafal, com a I Semana da Literatura Infanto-Juvenil, cujo pontapé de saída foi dado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que conversou com crianças, adolescentes e jovens tarrafalenses sobre “livros, escrita e leitura”.

A iniciativa, promovida pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Tarrafal e que conta com apoio do projecto “Mala de Contos”, segundo os organizadores, visa aproximar as crianças e adolescentes do município aos livros, por forma criar o gosto pelos livros e pela leitura, desde tenra idade.

Durante quatro dias “tudo vai girar em torno do livro”, havendo, de entre outros, a contação de histórias, sessões de leitura animada, encontros com escritores da literatura infanto-juvenil, conversas abertas e uma mini-feira de livros infanto-juvenis, para encerrar em grande esta primeira edição no Dia da Criança.

Houve actividades em várias escolas do EBI, nomeadamente, nas comunidades de Cabeça Carreira e Ribeira Prata, na ex-EBC, na Escola Central, nos dois liceus da cidade e ainda na Delegação Municipal de Achada Tenda.

Já em Santa Catarina, sob o lema “Crescer, brincar, aprender e ser feliz” o pelouro do Desenvolvimento Social vai proporcionar “um dia memorável” para as crianças do concelho, com animação do palhaço XclumBumBa, e ainda pintura facial, pula-pula e escorregas, na Praça Central de Assomada, a partir das 11:00.

Nesse concelho vai-se comemorar, igualmente, o Dia da Criança Africana, assinalado no próximo dia 16 de Junho, com pula-pula, “um palco, uma criança” e desfile com trajes tradicionais africano, na Praça Central de Assomada, a partir das 14:00.

Em Santa Cruz, à semelhança dos anos anteriores, para comemorar a data a câmara vai realizar várias actividades, com destaque para a final da 9ª edição “Tudu Kriansa Kanta 2019” (Toda Criança Canta), um evento que visa, igualmente, descobrir novos talentos.

A iniciativa realizada pela autarquia, através da parceria com o Centro da Iniciativa Juvenil Katchás e Rádio Comunitária Voz de Santa Cruz, tem como palco a Praça dos Paços do Concelho e Polivalente de Pedra Badejo e vai contar ainda com animação dos convidados Hélio Batalha, Edanilson Simas, Escolinha de Dança Pb Show, Batukinha AKS, Sofia e Júlio César, Edson Bedozz, Hot Boys.

Hélida Fonseca, Jamilo Mendes (Salina), Joseana Vaz (Cutelinho), Jorgeany Bulú, Delmira Varela (Achada Fátima), Marlice Pereira (Cancelo) são os concorrentes para a grande final aprazada para as 16:00.

Também para assinalar a efeméride, o município de São Lourenço dos Órgãos vai promover várias actividades, no polivalente de João Teves, numa tarde que tarde os miúdos oriundos de várias localidades do concelho.

Da programação do evento, que arranca as 13:00 e com entrada paga 50 escudos para adulto e 20 escudos criança, consta concurso entre jardins infantis, poesia, dança e cânticos, animação com os bonecos Heróis, Minie e Mikey, pintura facial, espectáculo musical com o grupo Panda e Amigos e bolinhas de sabão.

Já em São Miguel, a edilidade vai brindar as crianças micaelenses com insufláveis, batucada, dança, teatro e musicas infantis aprazado para a partir das 14:00, no Centro Histórico e Cultural do Porto da Calheta.

FM/VC

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos