Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Dia Internacional da Biblioteca Escolar celebrado com palestras e actividades culturais

Cidade da Praia, 25 Out (Inforpress) – O Museu de Educação, em parceria com a Biblioteca Nacional, realiza um conjunto de actividades para celebrar o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, que tem por objectivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação.

A presidente do Instituto Biblioteca Nacional, Matilde Santos, congratulou-se com a iniciativa do Museu da Educação e da Associação para Promoção do Património Educacional Cabo Verde de promover palestras sobre a cultura cabo-verdiana e reflexão sobre a importância da Biblioteca com os alunos da Escola Secundária Cónego Jacinto, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Biblioteca Escolar.

“Há uma relação íntima entre a cultura em geral e a biblioteca escolar, então neste sentido a Biblioteca Nacional se juntou a esta iniciativa promovida pelo Museu da Educação e que nós acolhemos de bom grado”, sublinhou Matilde Santos, já que, continuou, a biblioteca é um espaço “por excelência” de cultura e também da promoção da cultura.

Segundo a mesma fonte, receber os alunos hoje reforça a cooperação a ser estabelecida entre as escolas e a Biblioteca Nacional, no sentido de criar dinâmicas diferentes nas bibliotecas escolares, através de parcerias com áreas ligadas à literatura e à promoção da leitura, tudo para “incentivar e desenvolver o gosto pela leitura” nos alunos.

“Fazer com que as bibliotecas passam a ter um papel maior dentro do recinto escolar, não ser apenas lugares de depósito de livros, mas ter uma dinâmica maior em que os alunos com regularidade passem a frequentar este espaço que tem disponível nas escolas, e vêm os livros como fonte de conhecimento”, disse.

Por seu lado, a presidente do Museu da Educação, Clara Marques, revelou satisfação pela iniciativa de destacar e celebrar o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, uma data, continuou, que até então tinha “pouco destaque” em Cabo Verde, mas que há mais de três anos que o Museu da Educação tem celebrado a data junto às escolas do País.

Tendo em conta a importância da biblioteca escolar e do seu papel nas escolas, frisou Clara Marque, o museu teve essa iniciativa junto com a Biblioteca Nacional, e procurar, junto às escolas, dinamizar este dia e falar sobre esses espaços “tão importantes” nas escolas, “pois é lá que os alunos começam a aprender e criar o gosto pela leitura”, salientou.

Clara Marques reforçou a ideia de que a biblioteca é “o coração das escolas” e deve ser vista nesta perspectiva, pelo que pediu aos alunos, professores, pais e encarregados de educação para promoverem a leitura, “uma riqueza que estamos a perder para Internet”, e deixou um apelo ao Ministério da Educação neste mesmo sentido.

“Fazemos um apelo ao Ministério da Educação no sentido de dinamizar as bibliotecas e formar as bibliotecárias, promover espaço com dignidade, porque temos muitas bibliotecas escolares que não funcionam, ou funcionam insuficientemente, é preciso criar um espaço acolhedor, atraente em que as crianças se sentem bem, e procurem criar o gosto pela leitura”, destacou.

O Dia Internacional da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda-feira do mês de Outubro e as suas actividades integram o programa de celebração do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, assinalado a 18 de Outubro

ES/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos