Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Dia do Desporto pelo Desenvolvimento e Paz: Várias actividades promovidas pelo COC marcam a data

Cidade da Praia, 06 Abr (Inforpress) – O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) comemorou hoje, na cidade da Praia, o Dia do Desporto pelo Desenvolvimento e Paz, com uma série de actividades desportivas, com a participação da associação Escola de Futebol Achada Grande Trás (EFAT).

Em declarações à imprensa, o director-geral do Olímpico Cabo-verdiano, Raul Soulé, afirmou que este ano, devido a pandemia da covid-19, esta data terá uma comemoração “modesta”, como um “joguinho de futebol, teqball”, entre outras actividades, apenas para “não deixar passar em branco”.

“Organizamos algumas actividades desportivas e palestras sobre o desporto e o olimpismo em algumas ilhas, nomeadamente, Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Maio e Santiago, organizado pelos clubes olímpicos locais”, explicou.

Raul Soulé garantiu que para a realização das actividades desportivas hoje em vários clubes olímpicos locais do País, foi tomado as devidas prevcauções para a segurança dos atletas devido a pandemia.

Por seu turno, o presidente da direcção da EFAT, Edmilson Garcia, disse que nesta actividade estão a participar jovens atletas com idades entre quatro a 19 anos.

“Os nossos atletas estão a praticar diversos tipos de modalidades neste evento que é para comemorar o Dia do Desporto pelo Desenvolvimento e Paz, nomeadamente o atletismo, teqball e futebol”, frisou.

Edmilson Garcia considerou que para além dos benéficos que o desporto trás para a saúde, o mesmo ajuda as crianças ou jovens a serem bem formados e educados.

“Com o regresso dos treinos na nossa escola, podemos constatar que várias das nossas crianças mudaram de comportamento e isso foi o impacto negativo que a quarentena trouxe na educação dos nossos atletas”, finalizou.

O Dia Internacional do Desporto pelo Desenvolvimento e Paz foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Agosto de 2013 e a data de 06 de Abril foi escolhida, já que foi neste dia que se iniciou a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, em 1896. Em 2014 celebrou-se pela primeira vez o Dia do Desporto pelo Desenvolvimento e Paz.

DM/DR

Inforpres/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos