Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Dia de São Vicente: Bispo do Mindelo chama atenção para o cuidado e a solidariedade em tempo de pandemia

Mindelo, 22 Jan (Inforpress) – O bispo do Mindelo, D. Ildo Fortes, apelou hoje para a necessidade do cuidado de uns para com os outros, porque “a verdadeira felicidade” passa por “sermos guardas, vigilantes e cuidar do outro”, sobretudo neste contexto da pandemia.

Na missa festiva que presidiu na manhã de hoje para celebrar o Dia de São Vicente, na paróquia com o mesmo nome, no Monte Sossego, D. Ildo Fortes chamou igualmente atenção para a dimensão da solidariedade pois, notou, “é notório que o mundo andava muito disperso e muito agarrado ao supérfluo”.

“Estes 11 meses [da pandemia] vieram dar a perceber que há valores supremos como a solidariedade e a atenção aos outros”, lançou o bispo.

“Quem não ama, quem não pensa nos outros e quem não serve não será pessoa realizada, e este tempo de pandemia veio mostrar quanto é importante coordenarmos, servir e cuidar uns dos outros”, concretizou, até porque, reforçou, “o cuidado é fundamental para se obter a paz na sociedade”.

O bispo lembrou que Vicente viveu segundo a verdade e a fidelidade e que o seu martírio deveu-se a esta vivência, por ser fiel a um valor para ele que era o da fé e do serviço aos irmãos.

“É preciso ter isto presente hoje, a mensagem da justiça, da fraternidade e da solidariedade”, precisou, lembrando que a ocasião de celebrar São Vicente é também “oportuna” para desafiar o povo a aumentar a sua fé, pois “não estamos abandonados e Deus é a luz, a força e a saída em todas as circunstâncias da vida”.

Por outro lado, em mensagem dirigida aos sanvicentinos pela celebração do seu dia, o Presidente da República disse tratar-se de uma ocasião também para reflexão sobre a cidade e a ilha, lembrando que os tempos são de “fé e esperança, de solidariedade e perseverança” e de acreditar que “melhores dias chegarão e com eles a normalidade desejada, compensadora dos esforços exigidos agora, a cada um”.

“A todos, autarcas, eleitos municipais, população em geral de São Vicente, desejo um bom Dia do Município e que o possam celebrar em paz e alegria, mas no respeito das indicações das autoridades sanitárias e municipais”, sintetizou Jorge Carlos Fonseca.

A programação da paróquia de São Vicente começou com tríduo festivo e santas missões populares, com o cortejo de automóveis com a imagem de São Vicente, tríduo que teve início no dia 19.

Devido à pandemia e para evitar aglomerações, a paróquia agendou para hoje três missas festivas, as 08:30, 10:30 e 17:30, mas cancelou a tradicional procissão em honra a São Vicente pelos mesmos motivos.

Por outro lado, no âmbito das festividades do Dia do Município de São Vicente, o átrio do edifício dos Paços do Concelho foi palco, as 08:00, do hastear da bandeira, e, às 17:00, prevê-se a sessão solene alusiva ao dia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, presidido pelo ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, em representação do Governo.

AA/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos