Mindelo, 22 Jan (Inforpress) – O bispo do Mindelo, D. Ildo Fortes, apelou hoje para a necessidade do cuidado de uns para com os outros, porque “a verdadeira felicidade” passa por “sermos guardas, vigilantes e cuidar do outro”, sobretudo neste contexto da pandemia.
Na missa festiva que presidiu na manhã de hoje para celebrar o Dia de São Vicente, na paróquia com o mesmo nome, no Monte Sossego, D. Ildo Fortes chamou igualmente atenção para a dimensão da solidariedade pois, notou, “é notório que o mundo andava muito disperso e muito agarrado ao supérfluo”.
“Estes 11 meses [da pandemia] vieram dar a perceber que há valores supremos como a solidariedade e a atenção aos outros”, lançou o bispo.
“Quem não ama, quem não pensa nos outros e quem não serve não será pessoa realizada, e este tempo de pandemia veio mostrar quanto é importante coordenarmos, servir e cuidar uns dos outros”, concretizou, até porque, reforçou, “o cuidado é fundamental para se obter a paz na sociedade”.
O bispo lembrou que Vicente viveu segundo a verdade e a fidelidade e que o seu martírio deveu-se a esta vivência, por ser fiel a um valor para ele que era o da fé e do serviço aos irmãos.
“É preciso ter isto presente hoje, a mensagem da justiça, da fraternidade e da solidariedade”, precisou, lembrando que a ocasião de celebrar São Vicente é também “oportuna” para desafiar o povo a aumentar a sua fé, pois “não estamos abandonados e Deus é a luz, a força e a saída em todas as circunstâncias da vida”.
Por outro lado, em mensagem dirigida aos sanvicentinos pela celebração do seu dia, o Presidente da República disse tratar-se de uma ocasião também para reflexão sobre a cidade e a ilha, lembrando que os tempos são de “fé e esperança, de solidariedade e perseverança” e de acreditar que “melhores dias chegarão e com eles a normalidade desejada, compensadora dos esforços exigidos agora, a cada um”.
“A todos, autarcas, eleitos municipais, população em geral de São Vicente, desejo um bom Dia do Município e que o possam celebrar em paz e alegria, mas no respeito das indicações das autoridades sanitárias e municipais”, sintetizou Jorge Carlos Fonseca.
A programação da paróquia de São Vicente começou com tríduo festivo e santas missões populares, com o cortejo de automóveis com a imagem de São Vicente, tríduo que teve início no dia 19.
Devido à pandemia e para evitar aglomerações, a paróquia agendou para hoje três missas festivas, as 08:30, 10:30 e 17:30, mas cancelou a tradicional procissão em honra a São Vicente pelos mesmos motivos.
Por outro lado, no âmbito das festividades do Dia do Município de São Vicente, o átrio do edifício dos Paços do Concelho foi palco, as 08:00, do hastear da bandeira, e, às 17:00, prevê-se a sessão solene alusiva ao dia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, presidido pelo ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, em representação do Governo.
AA/DR
Inforpress/Fim