Dia das Crianças: Câmara do Tarrafal entrega ‘kits’ com vários produtos a 150 crianças mais vulneráveis

Tarrafal, 01 Jun (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal procedeu, hoje, à entrega de ‘kits’, compostos por vestuários, calçados, brinquedos e produtos de higiene a 150 crianças mais vulneráveis de várias localidades desse município do interior de Santiago.

Em declarações à Inforpress, a vereadora do Desenvolvimento Social, Eva Lopes, explicou que, tendo em conta que se está “num tempo novo e diferente”, por causa do novo coronavírus (covid-19), esta foi uma forma encontrada pela edilidade para celebrar “dias importantes” como é o Dia Internacional das Crianças, assinalado hoje.

É nesse sentido que aquela responsável avançou que a autarquia, através da Loja Social, vai fazer a entrega ao domicílio desses “kits especiais” a estas crianças mais vulneráveis, das quais 20 são órfãos.

A autarca adiantou que nessa ida às casas dessas crianças, pretendem levar uma mensagem de “esperança e de alegria”, e que ainda vão instar a todas para tomarem os cuidados de prevenção da covid-19, para que no próximo ano possam comemorar o Dia Internacional das Crianças todos juntos, após o País ter vencido a batalha contra o vírus.

Na ocasião, assegurou que a câmara municipal tem implementando políticas direccionadas para esta faixa etária, mormente a sua inserção nos sistemas de educação, desde o pré-escolar ao ensino básico, e que ainda tem criado condições para que possam sentir realmente incluídas, referindo-se à atribuição de materiais didácticos e ‘kits’ escolares.

A outra aposta da edilidade, segundo a mesma fonte, tem sido a sensibilização dos progenitores dos meninos, visando garantir os seus direitos e deveres, para que os mesmos possam criar num ambiente cada vez mais harmonioso.

Este ano, por causa da covid-19, com excepção dessa doação da Câmara Municipal do Tarrafal, não houve outras iniciativas para comemorar o Dia Internacional da Criança, em Santiago Norte.

O Dia Mundial da Criança é celebrado em Cabo Verde a 01 de Junho, assim como em vários outros países, mas existem outros que assinalam a data a 20 de Novembro, como estipulado pela Assembleia-Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), no ano de 1959, por ser o dia em que foram aprovados os Direitos da Criança.

Na mesma data (20 de Novembro), mas no ano de 1989, foi adoptada pela Assembleia-Geral da ONU a Convenção dos Direitos da Criança.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos