Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Dia da Terra: ADAD promove actividades de reflexão nas escolas e campanha de plantação de árvores

Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress)  –  A Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD) promove hoje,  na Cidade da Praia, uma palestra de reflexão em escolas do capital e campanhas de plantação de árvores,   no âmbito 51º aniversário do Dia da Terra.

Em declarações à Inforpress, um dos organizadores do evento Aristides Reis justificou a iniciativa no espaço escolar como o local onde se encontram crianças e jovens que estão numa “fase favorável de construção de personalidade, valor e atitude”.

“Por isso mesmo, elegemos sempre as escolas como parceiro fundamental nessas actividades e desta feita escolhemos a Escola Básica 13 de Janeiro e Escola Secundária Abílio Duarte (ESAD) ambos na zona do Palmarejo”, explicou.

Conforme explicou a mesma fonte, nesta actividade na Escola Básica 13 de Janeiro vai haver uma campanha de plantação de árvores e posteriormente uma conversa aberta com os alunos e professores sobre o Dia da Internacional do Planeta.

“Na na escola ESAD vamos reunir os nossos parceiros, nomeadamente o presidente da Câmara Municipal da Praia, o embaixador dos Estado Unido da América e o responsável do pólo educativo, para, conjuntamente, emitirmos mensagens positivas de acção para os jovens alunos”, concretizou a mesma fonte.

Aristides Reis considerou que a missão de proteger o meio ambiente, ou seja a Terra, é dever de todas as pessoas, pelo que, explicou,    não vai ser apenas nesta data que se vai falar da protecção do Meio Ambiente.  

“Não vai ser apenas hoje que vamos falar do ambiente e da Terra, a data de hoje é apenas um dia simbólico, mas esta questão tem que ser tratada todos os dias”, considerou.  

Segundo este responsável, as alterações climáticas, o aumento da temperatura na Terra e doenças como cegueira, catarata, câncer de pele e envelhecimento precoce são provocadas pelos raios ultravioletas que se infiltram através do buraco na camada de ozono, “isso segundo os especialistas”.

“Tudo isso constituiu uma manifestação, um grito que a Terra está a dar, mostrando que o planeta não está bem e  que é preciso que o ser humano tenha uma atenção especial e focada na resolução destes problemas”, concluiu.

O Dia da Terra é celebrado no dia 22 Abril desde 1970, data que marca o início do movimento ambiental no mundo.  

Em 2021, comemora-se em mais de 190 países o 51º Dia da Terra

De 1970 a 2021 a sociedade vivenciou mudanças profundas ecológicas, sociais, políticas e económicas, mas apesar do avanço nas discussões e nos instrumentos de gestão ambiental, com destaque para a institucionalização do Paradigma do Desenvolvimento Sustentável em 1992, ainda permanece a tendência de degradação da qualidade ambiental.

DM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos