Cidade da Praia, 09 Mai (Inforpress) – O ministro das Comunidades, Jorge Santos, enalteceu hoje a Europa como um dos maiores parceiros do desenvolvimento do país, manifestando todo interesse, amizade e respeito no relacionamento com o continente.
“Nós temos a parceria especial com Europa, temos um conjunto de pilares que temos estado a desenvolver não só em termos de convergência normativa, a questão da mobilidade, por exemplo, que hoje está tudo mais facilitado”, precisou o governante no dia em que se assinala o Dia da Europa, 09 de Maio.
Jorge Santos apontou as facilidades da mobilidade com Europa, por países concretos, como Portugal, como grande ganho dessa cooperação com Cabo Verde, destacando igualmente a questão do investimento, que representa 90% do turismo cabo-verdiano.
“Cabo Verde tem na europa um dos maiores parceiros do desenvolvimento do país, e é da Europa que entra em Cabo Verde a maior contribuição financeira e económica das nossas diásporas. Por isso, todo o interesse e toda a nossa amizade e respeito no relacionamento com a Europa”, sustentou.
Por isso, neste dia, o governante garantiu que Cabo Verde está alinhado com o continente, pelo que deseja que os conflitos sejam resolvidos.
“Portanto, ninguém imaginaria uma guerra na Europa em pleno século 21 e que está a acontecer, a evasão da Rússia à Ucrânia que é algo que nós solidarizamos com os ucranianos nessa agressão, que viola todos os princípios dos direitos humanos e os direitos internacionais que é o direito à soberania”, afirmou.
Entretanto, Jorge Santos reiterou a solidariedade de Cabo Verde com os europeus, pedindo que se encontre a melhor via para pôr fim a este conflito, através de soluções necessárias para a “felicidade e a paz” de todos os europeus.
ET/CP
Inforpress/Fim