Democracia: Cabo Verde tem estado sempre em lugares cimeiros porque as instituições funcionam “muito bem” – ministra

Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) – A ministra da Justiça, Joana Rosa, afirmou hoje, Dia Internacional da Democracia, que do ponto de vista internacional Cabo Verde tem ocupado sempre os primeiros lugares do ‘ranking’, porque as instituições do país funcionam “muito bem”.

Joana Rosa deu esta garantia à imprensa, à margem do lançamento hoje na Praia, da “Campanha de Registo e CNI à nascença”, tendo realçado “ganhos incomensuráveis” do arquipélago a nível judicial.

“Nós temos um quadro constitucional e legal que desde logo tomou uma opção, portanto, de uma Constituição democrática, uma Constituição que garantiu aquilo que é a própria democracia”, disse, afiançando que o estado de direito funciona muito bem em Cabo Verde.

Ou seja, segundo a ministra, são vários os ganhos do país ao longo desses anos a partir da aprovação da Constituição democrática de 92, e que Cabo Verde tem ocupado sempre lugares cimeiros porque as suas instituições funcionam.

O Dia Internacional da Democracia é celebrado anualmente a 15 de Setembro e procura chamar a atenção para a necessidade de defender os princípios da inclusão, liberdade, tratamento igualitário entre os indivíduos, paz e desenvolvimento sustentável.

Este ano está a ser assinalado sob o tema “Capacitar a próxima geração” com o propósito de centrar no papel essencial dos jovens na promoção da democracia e na garantia de que as suas vozes sejam incluídas nas decisões que têm um impacto profundo no seu mundo.

ET/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos