Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Dia da Árvore: MAA e parceiros sensibilizam população sobre importância da conservação do ecossistema

Cidade da Praia, 21 Mar (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) quer sensibilizar a população sobre a importância da conservação do ecossistema florestal, na data da comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, com uma campanha de plantação.

O lugar escolhido é a Praia de São Francisco, localizada a cerca de 10 quilómetros da Cidade da Praia, e, segundo informações disponibilizadas pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) à Inforpress, a campanha enquadra-se, também, nas actividades do projecto “floresta urbana e peri-urbana”, com objectivo de fixação de dunas.

Sob o lema “Floresta e Energia”, a comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, assinalado a 21 de Março, conta com a colaboração da FAO, da Câmara Municipal da Praia e das delegações do Ministério da Educação dos concelhos da Praia e de São Domingos, através de participação dos alunos do Liceu Domingos Ramos e da escola do ensino básico de São Francisco.

Segundo dados oficiais, Cabo Verde dispõe, actualmente, de cerca de 90 mil hectares de áreas com florestas (área equivalente a 90 mil campos de futebol), representando 23 por cento da superfície do território do arquipélago, o que faz com que uma boa parte da população do meio rural dependa delas para a sua subsistência.

Ainda no âmbito das comemorações da efeméride, o Museu de Educação (MEDUCA), em parceria com a autarquia praiense e a delegação do Ministério de Educação da Praia, tem realizado deste segunda-feira, 20, um conjunto de actividades que visam sensibilizar a comunidade educativa para a importância da plantação e preservação da árvore, os seus benefícios para o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.

Deste modo, para esta terça-feira, será realizada uma sessão de pintura e declamação de poesias, sobre a temática em questão, com os alunos do 4º ano de escolaridade, no Museu de Educação, no Platô, em que os alunos serão orientados pela artista plástica Rita Fernandes.

Na segunda-feira, aconteceu uma visita ao viveiro da Câmara Municipal da Praia, no Parque 5 de Julho, com os alunos do 3º ano de escolaridade das escolas Quintino Ribeiro, SOS e Capelinha, seguida de plantação de árvores na escola SOS.

O objectivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos, sendo que a estimação é que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

Por outro lado, 30% da superfície terrestre está coberta por florestas que são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.

A celebração da data começou a 10 de Abril de 1872, no estado do Nebraska, Estados Unidos, através do seu mentor, o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o “Arbor Day”.

Entretanto, a Assembleia Geral das Nações Unidas veio a proclamar o 21 de Março como o Dia Mundial da Árvore e da Florestas, em 2012, visando aumentar a consciência da importância de todos os tipos de florestas e, nesta data, cada país é incentivado a realizar esforços locais, nacionais e internacionais para organizar actividades que envolvem florestas e árvores, como as campanhas de plantação de árvores.

DR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos