Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Dia 03 de Maio interpela os políticos a criarem o melhor ambiente para o exercício pleno da liberdade de imprensa – Jorge Santos 

Cidade da Praia, 03 Mai (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, disse hoje que o dia 03 de Maio interpela a todos os políticos a criarem um ambiente institucional propício para bom o exercício pleno da liberdade de imprensa.

Jorge Santos, que falava aos jornalistas depois da abertura do seminário “Parlamento moderno, abertura à sociedade civil e consciencialização da igualdade de género”, a decorrer na Cidade da Praia, aproveitou para felicitar e encorajar os jornalistas cabo-verdianos a manterem o caminho não da exigência, mas da irreverência e, acima de tudo, no acompanhamento da evolução da própria sociedade cabo-verdiana.

“É um dia de grande reflexão que interpela a nós políticos e aqui na casa da democracia no sentido de criar o melhor ambiente institucional para o exercício pleno e livre da comunicação social, mas também exigir não só da classe, mas também dos poderes públicos, um olhar para qualidade e para a formação dos jornalistas”, disse.

Jorge Santos lembrou que o Parlamento está num processo de abertura à sociedade e, neste sentido, salientou que a comunicação social é um dos elementos fundamentais para que haja essa ligação entre os que representam a nação e a forma de comunicar com a própria sociedade cabo-verdiana.

O chefe da casa parlamentar entende que os jornalistas e os políticos nunca devem estar de costas voltadas, pelo que reitera a necessidade de se criar esse ambiente institucional.

Instado a comentar as discussões e polémicas geradas nas redes sociais envolvendo um deputado e os jornalistas, Jorge Santos salientou que a expressão da liberdade exige que haja respeito da liberdade do outro.

Por isso, salientou que em vez de criar casos polémicos é preciso debater as ideias.

Celebra-se hoje, 03 de Maio, o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, tendo como lema “De olho no poder: mídia, justiça e o Estado de Direito”.

MJB/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos