DGIS e DNE lançam programa radiofónico com orientações sobre higienização e organização das creches

Cidade da Praia, 24 Set (Inforpress) – A Direcção-Geral da Inclusão Social (DGIS) e a Direcção Nacional de Educação (DNE) lançam hoje, na Rádio Educativa, o programa «Brincar e Aprender em Segurança», com orientações sobre a higienização e organização das creches no contexto da covid-19.

À Inforpress, o ponto focal, Maria Paula Fortes, informou que com a retoma das actividades escolares, as creches e os jardins de infância acabaram por assumir um importante papel de apoiar as famílias, tendo em conta a pandemia.

Daí, para garantir a reabertura em segurança desses espaços, a DGIS, em parceria com a DNE, decidiu promover vários workshops que têm como publico alvo as direcções e funcionários das creches e jardins-de infância, pais e encarregados de educação.

Segundo Maria Paula Fortes, o programa, que é formativo e informativo, tem como objectivo contribuir no processo da reabertura das creches e jardins de infância, minimizar os riscos de transmissão da covid-19 e promover encontro de ‘socialização’, partilha de orientações e de boas práticas.

“O programa visa reforçar a atenção e os conhecimentos sobre os procedimentos necessários para a prevenção contra a propagação da covid-19 e, assim, contribuir para a retoma segura das actividades nesta fase de reabertura das creches e jardins-de-infância, tendo em conta o importante papel social que exercem na socialização e no aprendizado das crianças”, realçou.

Conforme asseverou a responsável, o projecto foi desenhado, inicialmente, para ser feito de forma presencial, mas tendo em conta as recomendações das autoridades sanitárias sobre o distanciamento social, optou-se pelo seu lançamento na rádio de modo a atingir todo o território nacional.

“O programa é composto por nove edições e cada uma terá um especialista que irá apresentar um tema, em directo, às segundas e quintas-feiras, com transmissão às 14.30 e reposição nos mesmos dias, às 17.30 e, ainda, com um compacto no sábado, às 09.00”, precisou.

A transmissão do “Brincar e Aprender em Segurança” termina no dia 19 de Outubro e conta com a parceria da Unicef, Radio Educativa, Direcção Nacional de Saúde, Instituo Nacional de Saúde Pública (INSP), Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), da Associação dos Jardins Infantis da Praia e rádios comunitárias.

CM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos