Dezenas de pessoas em marcha de sensibilização sobre importância da doação de sangue

 

Cidade da Praia, 11 Jun (Inforpress) – Dezenas de pessoas participaram hoje, na Cidade da Praia, numa marcha visando sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue na salvação das vidas humanas, iniciativa da Direcção do Banco de Sangue do Hospital Agostinho.

A marcha, realizada no âmbito do Dia Mundial do Doador de Sangue, que se assinala no dia 14, serviu igualmente para chamar a atenção da sociedade sobre necessidade de ampliar o número de dadores voluntários, explicou o director do Banco de Sangue do Hospital Agostinho Neto, Carlos Neves, Carlos Neves.

Na ocasião, Carlos Neves exortou também os cidadãos a unirem-se à causa da doação de sangue, acorrendo nos dias 12 e 13 ao Hospital Agostinho Neto, na Cidade da Praia.

“Este ano comemoramos o 14 de Junho de uma forma singela, simples, mas com intuito de chamar atenção às pessoas para doação sanguínea e de agradecer as pessoas que têm vindo a disponibilizar o seu sangue de forma regular e os dadores de uma maneira geral”, sublinhou Carlos Neves.

O médico Carlos Neves disse que o hospital sempre tem necessidade de sangue ao longo do ano.

“Os pacientes com anemias crónicas, doenças oncológicas, problemas renais e outras agressões que põem em risco a vida da pessoa sempre necessitam de sangue” precisou.

O 14 de Junho é o dia em que aproveitamos para chamar com “maior ênfase” os dadores, disse o director do Banco de Sangue do Hospital Agostinho Neto.

Em declarações à Inforpress, a doadora Irina Amado, por seu lado, uma das participantes da marcha, disse que a doação de sangue é um “acto de amor” e de “humanismo”, que deve ser abraçado por todos.

Esta doadora aconselhou as pessoas a abraçarem esta causa e apelou aos indivíduos do grupo “B Negativo” para fazerem doação sanguínea, tendo em conta a carência deste tipo de sangue nos hospitais.

Por sua vez, José Luís Lopes Correia, um outro participante da marcha, realçou a importância da iniciativa por permitir reunir os doadores de sangue e consciencializar aqueles que não ainda não abraçaram esta causa.

A marcha serviu também para dar continuidade à campanha de doação de sangue que decorre no âmbito do Dia Internacional do Doador de Sangue.

O 14 de Junho foi consagrado em 2004 como Dia Mundial do Doador de Sangue pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o propósito de homenagear e agradecer a todos aqueles que ajudam a salvar vidas diariamente.

JL/AA

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos