Desporto


25-04-2024 10:02

São Filipe, 25 Abr (Inforpress) – O percurso das provas de ciclismo e de atletismo que se realizam hoje, em São Filipe, foram alterados de modo a garantir maior segurança aos ciclistas e atletas, disse o vereador do desporto João José Canuto.

Assim o percurso da prova de ciclismo com partida inicialmente prevista para localidade de Campanas de Baixo, extremo norte do município de São Filipe e chegada no Alto de Aguadinha, cidade de São Filipe, vai partir este ano da localidade de Queimada Guincho (frente ao edifício de Águabrava) no município dos Mosteiros, mantendo-se o local da chegada.

O vereador João José Canuto disse que a alteração do percurso foi proposta pelos próprios ciclistas participantes que alegam que a partida em Campanas de Baixo pode representar um perigo.

A câmara, através da sua página nas redes sociais, informa aos condutores de que a estrada entre Mosteiros e São Filipe via norte vai estar condicionada a partir das 15:30 devido à realização da prova de ciclismo.

Na data limite da inscrição para as diferentes provas, um total de 15 ciclistas inscreveram-se para participar da prova, mas, segundo o vereador, por questões de transportes e que impediram a vinda de alguns ciclistas a prova conta com um total de nove ciclistas, sendo quatro da ilha do Fogo e cinco de Santiago.

Quanto à prova de atletismo, dez mil metros, por questões de segurança será este ano no trajecto Seafood passando pela rotunda da Polícia, largo de Enacol, porto de Vale dos Cavaleiros com chegada no Alto de Aguadinha, evitando assim o percurso para Almada devido à maior movimentação de veículos.

Para esta manhã está agendada a prova de regata de botes entre o porto de Vale dos Cavaleiros e a praia de Fonte Bila e, segundo o vereador, estão inscritas sete embarcações.

Hoje no quadro da programação das festividades do dia do município e da bandeira de São Filipe, além do encontro com os finalistas dos jardins, está ainda previsto o encontro promovido pela Garantia Seguro, inauguração da praça e alameda de Cruz dos Passos e noite branca na praça do Presídio.

JR/ZS

Inforpress/Fim

24-04-2024 22:37

Ribeira Brava, 24 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal felicitou hoje a equipa da Ultramarina pela conquista do campeonato regional de futebol de São Nicolau referente a época desportiva 2023/2024.

A equipa campeã regional sénior masculino de futebol foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o edil, José Freitas, felicitou a equipa pelo feito e reafirmando ainda a disponibilidade da autarquia em continuar a apoiar o clube.

O vereador do Desporto, Adir Cruz, que tem no seu currículo cinco títulos de Campeão de Cabo Verde, augurou sucessos ao clube no campeonato nacional, deixando ainda alguns conselhos para a prova.

A equipa da Ultramarina recebeu ainda da Câmara Municipal do Tarrafal um cheque no valor de 150 mil escudos.

Por sua vez, o presidente do clube, Louzano Rodrigues, agradeceu o “forte engajamento” da Câmara Municipal em prol do desporto no concelho, garantindo que a equipa vai fazer de tudo para dignificar da melhor forma a ilha de São Nicolau no Campeonato Nacional.

Ultramarina está no grupo C do Campeonato Nacional, juntamente com o Boavista (Santiago Sul) Derby ou Mindelense (São Vicente) e Sanjoanenses ou Marítimo (Santo Antão Sul).

Na primeira jornada os encarnados do Tarrafal recebem o campeão de Santo Antão Sul.

WM/JMV
Inforpress/fim

24-04-2024 19:57

Espargos, 24 Abr (Inforpress) - A Câmara Municipal do Sal entregou hoje um cheque no valor de 400 contos ao Grupo Desportivo da Palmeira, vencedor da Taça Dja d’Sal, época 2023/2024, em reconhecimento pelo trabalho levado a cabo pelo clube.

A equipa foi recebida esta quarta-feira no salão nobre dos Paços do Concelho, tendo o edil salense e o vereador do Desporto destacado as conquistas que o Palmeira tem alcançado nos últimos anos, de entre eles o campeonato regional, a Taça Dja d´Sal e o nacional de futebol época 2023-2024, bem como a Supertaça de Cabo Verde edição 2023-2024.

Na ocasião, o presidente da câmara, Júlio Lopes, destacou que é um momento de reconhecer todo trabalho que a equipa da vila da Palmeira tem feito em prol da promoção da ilha do Sal no tocante ao desporto.

“Palmeira é campeão de Cabo Verde e da Supertaça, ou seja, é neste momento a equipa mais importante no topo da hierarquia no país em matéria de futebol e é campeão este ano a nível regional, por isso vai representar esta ilha em duas frentes”, sublinhou.

“Nós temos muito orgulho nesta equipa da Palmeira porque nos deu muita alegria no ano passado e estamos a contar que também esta equipa e a do Académico [campeã regional] possam representar bem a ilha”.

O autarca reforçou todo o apoio da edilidade às equipas que irão representar a ilha nos campeonatos nacionais.

Por sua vez, o presidente do Grupo Desportivo da Palmeira, Jamilson Delgado, disse que a equipa vai tudo fazer para congratular todo o apoio que tem recebido da autarquia salense e dos próprios adeptos.

“Vamos cumprir os nossos objectivos que temos traçados para a supertaça e também para o campeonato para dignificamos a ilha com um Palmeira de sempre, humilde, trabalho de grupo e lutar de jogo a jogo”, finalizou.

O Grupo Desportivo da Palmeira conquistou no dia 07 de Abril a Taça Dja d’Sal, após vencer o Académico do Aeroporto, por 2-1, no jogo da final disputado no estádio Marcelo Leitão.

NA/CP

Inforpress/Fim

24-04-2024 18:00

Cidade da Praia, 24 Abr (Inforpress) – O activista cultural Alberto “Beto” Lima Diogo profere, esta quinta-feira, 25 de Abril, uma “Conversa Aberta sobre sua história na área sociocultural e activista social” na Casa Maria de Cula, no Porto (Portugal).

Moderada pela Drª Taíche, membro da Academia Abelha do Cortiço, o evento vai contar ainda com “degustação de catchupa” e animação da capoeira, disciplina das artes marciais da qual Beto Diogo detém o “status” de mestre.

Dirigida a académicos cabo-verdianos, extensiva a população em geral, o mentor do “Atelier Beto” vai apresentar uma catchupa (donativo consciente) a anteceder a conferência, na qual vai ainda debruçar-se sobre temas como a “capoeira em Cabo Verde e em África”.  

Beto Diogo foi o primeiro capoeirista a inscrever-se nas aulas do mestre Carlos Xéxeu e o mais velho elemento até agora, além de ser o primeiro capoeirista da Associação de Capoeira Liberdade de Expressão a abrir uma turma de capoeira fora de São Vicente, com autorização do mestre Carlos Xéxeu, na Aldeia Infantil S.O.S de Assomada onde, como voluntário, deu aulas de capoeira às crianças.

Artesão profissional, fundou o Atelier Beto Diogo Lda, em 2011, e figura como mentor do projecto Artes em Cabedal e ambientalista.

Fundou, ainda, o Grupo Acrobatas de Pedra Rolada em 1990.

SR/HF

Inforpress/Fim

24-04-2024 17:58
24-04-2024 7:50

Cidade da Praia, 24 Abr (Inforpress) – A Comissão Executiva da Federação Cabo-verdiana de Futebol, reunida de emergência na sua sede na cidade da Praia, decidiu adiar o início do campeonato de Cabo Verde de futebol sénior masculino referente à temporada 2023/24.

Inicialmente previsto para arrancar no próximo final de semana, o campeonato de Cabo Verde de futebol, de acordo com a comunicação da FCF, foi adiado, ainda sem data, devido “aos últimos desenvolvimentos relativamente ao transporte entre as ilhas que é do conhecimento público”.

Na semana passada a Taça de Cabo Verde foi realizada na sua primeira eliminatória com a realização de apenas um dos três jogos programados, já que as equipas do Palmeira, do Sal, e Académica da Praia não viajaram para as ilhas do Maio e Fogo, respectivamente, face ao cancelamento de voos.

O campeonato nacional de futebol estava previsto para iniciar no próximo fim-de-semana, com a equipa da Palmeira a iniciar a defesa do título em casa, no Estádio Marcelo Leitão, ante o Barreirense, do Maio.

Para o Grupo A, a Académica do Fogo devia receber a Juventude, da ilha da Boa Vista, e o Académico do Sal defrontar o Rosariense (Santo Antão Norte), no Estádio Marcelo Leitão.

Para o Grupo B, para além do Palmeira – Barreirense, estava inda previsto o jogo Morabeza (Brava) - Varandinha (Tarrafal de Santiago), este último o representante de Santiago Norte.

Esta primeira ronda deveria ficar completa com o representante de São Nicolau, a Ultramarina, a receber os Sanjoanenses de Santo Antão Norte e com o Boavista da Praia a defrontar o campeão de São Vicente, em jogos a contar para o Grupo C.

Composição dos grupos:

Grupos Grupo A - Rosariense (Santo Antão – Norte), Académico (Sal), Académica (Fogo) e Juventude (Boa Vista)

Grupo B - Palmeira (campeão em título), Morabeza (Brava), Varandinha (Santiago – Norte) e Barreirense (Maio)

Grupo C - Sanjoanenses (Santo Antão Sul), São Vicente, Boavista (Santiago – Sul) e Ultramarina (São Nicolau).

SR/AA

Inforpress/Fim

23-04-2024 22:11

Cidade da Praia, 23 Abr. (Inforpress) - A Tocha da Paz foi entregue esta tarde pela organização da Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run, (Corrida da Paz) à Câmara Municipal da Praia, dando início a três dias de evento humanitário de cariz mundial em Cabo Verde.

Num evento realizado no Salão dos Munícipes, no qual a Tocha da Paz passou de mãos em mãos por todos os presentes, depois da organização ter oficializado a cerimónia com a entrega do facho a vereadora Kyrha Varela, enquanto presidente substituto, tendo Patrício Pina, da organização, destacado a importância de a autarquia da capital associar-se ao evento mundial da paz.

Considerou que à luz dos ideais do seu mentor, Sri Chinmoy Oneness, a Tocha da Paz fomenta a implementação da paz interior em cada um de nós, enquanto uma bola de neve para o mundo da qualidade única em casa, um país, quer seja grande, quer seja pequeno, afirmando que “toda a riqueza cabo-verdiana ajuda na promoção da paz ao mundo”.

A Tocha da Paz vai, a partir desta quarta-feira, 24, percorrer muitas escolas da capital, instituições desportivas, associações, fundações e autarquias, comités olímpicos e paralímpicos, levando a corrida a todas as comunidades locais, e à ilha do Fogo.

Já o vereador do Desporto, Fernando Pinto, que em 2015, aquando da primeira vinda da Tocha da Paz a Cabo Verde desempenhava o papel do presidente da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, considerou que o acto representa uma oportunidade extraordinária para a Câmara Municipal da Praia, e de elevadíssimo simbolismo.

Numa altura em que o mundo atravessa desafios complexos, referiu, a paz está no coração e na mente de cada ser humano, pelo que destacou a “importância desta corrente positiva para que Cabo Verde possa, nos seus parcos recursos, rentabilizá-los e guindar-se enquanto país de desenvolvimento médio”.   

Referenciado como um evento humanitário de cariz mundial, a Corrida da Paz procura promover a amizade e a compreensão internacionais, no qual um grupo internacional de voluntários transporta uma tocha em cada país.

Não pretende angariar dinheiro ou destacar qualquer causa, é apenas uma passagem de testemunho global, que transcende barreiras políticas, culturais e económicas, promovendo os ideais de união, fraternidade, harmonia e paz mundial.

O seu fundador, Sri Chinmoy, foi um atleta, filósofo, artista e poeta, dedicou a sua vida à promoção dos ideais da corrida e sempre considerou o desporto como um poderoso instrumento na promoção da paz global.

Colaborou até falecer em 2007 com as Nações Unidas e a sede da organização em Nova York tornou-se até aos dias de hoje local da cerimónia bi-anual de lançamento da Corrida da Paz.

SR/JMV
Inforpress/Fim

23-04-2024 15:34

Porto Novo, 23 Abr (Inforpress) – A tradicional corrida de Covoada, no município do Porto Novo, que se realiza a 28 de Abril, já conta com a confirmação da participação de 50 ciclistas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, apurou hoje a Inforpress.

A Associação Regional de Ciclismo de Santo Antão, organizadora do evento, avançou que a corrida de Covoada visa marcar o Dia Internacional do Ciclista e o sexto aniversário da criação da Associação Regional de Ciclismo de Santo Antão Sul e contará com ciclistas nos escalões sénior, veteranos, sub-18, sub-15 e BTT. 

Todas as provas serão realizadas no circuito entre Covoada, na cidade do Porto Novo, e a fábrica de Cabocem, em Fundão, excepto a prova de BTT que terá o itinerário entre Covoada e Morro Braz.

Espera-se a participação de aproximadamente 50 ciclistas das regiões de Norte e Sul de Santo Antão, de São Vicente e de São Nicolau, avançou a associação de ciclismo.

JM/HF

Inforpress/Fim 

23-04-2024 13:45

Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) – A Tocha da Paz, evento humanitário de cariz mundial, vai ser oficialmente recebida hoje pela Câmara Municipal da Praia para a segunda edição da Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run (Corrida da Paz), em Cabo Verde.

A Tocha da Paz, segundo informações avançadas à Inforpress pela promotora da “Peace Run”, organização mundial do evento, será oficialmente recebida às 19:00 na autarquia da capital, sendo que posteriormente, nos dias 24, 25 e 26 será transportada e escoltada por uma equipa internacional de corredores, a fim de ser conduzida por escolas e instituições desportivas da cidade.

De acordo com a programação, a Tocha da Paz vai passar de mão-em-mão, por centenas de crianças e cidadãos da capital cabo-verdiana, estando previstas homenagens, quer no Comité Olímpico Cabo-verdiano quer no Comité Paralímpico de Cabo Verde.

Já no sábado, 27, a Tocha da Paz segue para a ilha do Fogo, pela primeira vez, onde irá visitar as Festas da Cidade de São Filipe e percorrer as escolas locais, até ao dia 29 do corrente.

Esta segunda edição da Corrida da Paz em Cabo Verde, realiza-se por força de uma conjugação de esforços de vários sectores do Desporto, da Juventude e da Educação na sociedade cabo-verdiana.

Destacam-se a Câmara Municipal da Praia, o Comité Olímpico de Cabo Verde e a Delegação do Ministério da Educação na ilha do Fogo, enquanto parceiros oficiais, mas também o Instituto de Desporto e da Juventude, através do suporte logístico do Centro de Alto Rendimento localizado no Estádio Nacional, bem como a empresa de Turismo e Lazer, Good Vibes mediante a disponibilização do carro de apoio da equipa internacional da Peace Run.

A Corrida da Paz é um evento humanitário de cariz mundial que procura promover a amizade e a compreensão internacionais, no qual um grupo internacional de voluntários transporta uma tocha e em cada país, visita escolas, associações, fundações e autarquias levando a corrida a todas as comunidades locais.

Não pretende angariar dinheiro ou destacar qualquer causa. É apenas uma passagem de testemunho global, que transcende barreiras políticas, culturais e económicas, promovendo os ideais de união, fraternidade, harmonia e paz mundial.

Seu fundador Sri Chinmoy foi um atleta, filósofo, artista e poeta que dedicou a sua vida à promoção dos ideais da corrida e sempre considerou o desporto como um poderoso instrumento na promoção da paz global.

Colaborou até falecer, em 2007, com as Nações Unidas e a sede da organização em Nova York tornou-se até aos dias de hoje, local da cerimónia bi-anual de lançamento da Corrida da Paz.

SR/HF

Inforpress/Fim

23-04-2024 13:02

Cidade da Praia, 23 Abr. (Inforpress) - O campeonato de Cabo Verde de andebol em seniores femininos, temporada 2023/2024, vai ser disputada por cinco equipas em representação de Santo Antão, São Vicente, Santiago Sul (duas) e Santiago Norte, anunciou a Federação Cabo-verdiana de Andebol.

Ainda sem data e local a acolher a prova, o nacional da modalidade, segundo avançou a organização, vai ser disputado no sistema de todos contra todos em uma volta, visando o apuramento das semifinalistas.

Nas meias-finais, a primeira classificada enfrentará a quarta classificada, enquanto a segunda classificada medirá forças com a terceira, explicita a comunicação federativa, dando conta que os vencedores avançam para a grande final, enquanto as equipas derrotadas disputarão o terceiro e quarto lugares.

Já a quinta classificada na fase inicial será eliminada da competição.

A nível do Campeonato Nacional de Andebol Sénior Masculino 2023/2024 já se sabe que será realizado na ilha do Sal, de 22 a 27 de Julho, sendo que a organização foi atribuída à Associação Regional de Andebol do Sal.

SR/ZS

Inforpress/Fim

22-04-2024 21:02

Cidade da Praia, 22 Abr. (Inforpress) - O Instituto do Desporto e da Juventude manifestou hoje, em nota de pesar, a sua consternação pelo “falecimento de Ildo do Rosário, uma figura emblemática e inspiradora que deixou um legado extraordinário no desenvolvimento do voleibol” em Cabo Verde.

“A dedicação incansável e a paixão ardente de Ildo pelo desporto foram verdadeiramente contagiantes, deixando uma marca indelével na comunidade do voleibol cabo-verdiano. Sua energia vibrante e seu compromisso com a excelência serviram de exemplo para todos nós”, anota a missiva.

Neste momento de luto, lê-se nesta nota de pesar, “prestamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de Ildo. Que seu espírito visionário e sua memória inspiradora permaneçam vivos em nossos corações, alimentando nossa determinação em continuar honrando seu legado. Descanse em paz, Ildo do Rosário”.

Ildo Emanuel do Rosário, 65 anos, natural de São Vicente, nasceu no dia 05 de Janeiro de 1959, tendo estudado no Liceu Ludgero Lima, onde praticou várias modalidades desportivas, destacando-se no basquetebol de São Vicente e de Cabo Verde como um dos melhores jogadores da sua geração.

Após o término da sua formação secundária, rumou para São Nicolau, onde foi professor e treinador do Atlético local.

Vagui fez a sua formação superior em Cuba e, após o seu regresso, foi colocado em Santo Antão onde fixou residência até à sua morte e onde leccionou, na Escola Secundaria Suzete Delgado, as disciplinas de Educação Física e Educação Artística.

É referenciado como um activista desportivo que participou na implementação e desenvolvimento de várias modalidades desportivas em Santo Antão e foi treinador de futebol dos clubes Rosariense e Beira-Mar.
Vítima de doença, Ildo do Rosário, também conhecido como Vagui, morreu no Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente e deixa esposa e quatro filhas.
 
SR/JMV
Inforpress/Fim

22-04-2024 15:56

Porto Novo, 22 Abr (Inforpress) – O campeonato regional de basquetebol de Santo Antão, em sénior masculino, tem início marcado para 27 de Abril, com a presença das equipas do Porto Novo Basket, Madrugadores e do Liprobasket.  

Conforme o calendário da prova, a que a Inforpress teve acesso, a primeira jornada colocará frente a frente as equipas do Porto Novo Basket, campeão em título, e dos Madrugadores.

A competição realizar-se-á em duas voltas, seguindo-se uma fase de play-off de três jogos entre o primeiro e o segundo classificados.

Neste momento, já decorrem os campeonatos regionais nos escalões sénior feminino e júnior masculino, com a presença do Porto Novo Basket, que participa com quatro equipas (duas em cada categoria) e do Liprobasket.

JM/HF

Inforpress/Fim

Exibindo 1 para 12 de 60