Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Desenvolvimento local: São Nicolau recebe do Governo “kits de inclusão digital”

Cidade da Praia, 07 Dez. (Inforpress) – O secretário de Estado Adjunto do ministro do Estado encontra-se na ilha de São Nicolau para uma visita oficial de três dias, para se para inteirar-se dos projectos em andamentos e proceder à distribuição de kits de inclusão digital.

O kits de inclusão digital é constituído por um ecrã de televisor que permite fazer a projecção para videoconferência, computador com câmara de vídeo, impressora e um router para acesso à internet, visando permitir aos jovens ter num centro comunitário/jovem todos os equipamentos necessários para se candidatem a um emprego.

À Inforpress, Carlos Monteiro explicou que os kits de inclusão digital vão ser distribuídos nos concelhos da Ribeira Brava e do Tarrafal, e que vem na sequência dos já distribuídos no Paul e Porto Novo (Santo Antão).

A iniciativa, revelou, nasceu de uma parceria entre o Governo e o Programa das Nações Unidas e Desenvolvimento (PNUD), de forma a assinalar a inclusão da digital por todo Cabo Verde, com a vinda da pandemia da covid-19.

“Com a covid-19, houve a necessidade de acelerar a inclusão digital por todas as partes em Cabo Verde, porque diminuiu a possibilidade de mobilidade. O mundo digital ganhou ainda mais preponderância e torna-se necessário trazer equipamentos que permitam aos jovens dos concelhos periféricos e mais vulneráveis puderem fazer uma visita de emprego,  sem sairem  da  cidade”, referiu.
Na agenda governamental desta visita à “Ilha de Choquinho”, está ainda prevista a distribuição desses kits nos concelhos da Ribeira

Grande de Santiago, São Salvador do Mundo e na ilha do Maio, nesta primeira fase, estando programados, para a partir de Janeiro próximo, novos investimentos em outros municípios.

Disse ter já visitado um conjunto de infra-estruturas desportivas na Ribeira Brava, como o pavilhão desportivo, na sua fase final de construção, o Estádio Municipal 13 de Janeiro “Di Deus”, onde se inteiro de algumas necessidades que a infra-estrutura já vem denotando, visando a implementação de uma parceria entre o Governo e a câmara para a sua renovação.

O governante esteve ainda a oficina Autopeça”, empresa que tem trabalhado em parceria com o Programa Jovem Emprego, no quadro de formação para jovens na área mecânica e com a Pró-empresa, no quadro do financiamento do seu plano de negócio e expansão.

No encontro com jovens empreendedores, na Ribeira Brava, Carlos Monteiro reuniu-se esta tarde no salão nobre da Câmara Municipal com jovens, agentes e associações desportivas, onde levou a mensagem do Governo quanto à forma como o Instituto do Desporto e da Juventude pode ser uma porta de entrada e de acesso a oportunidades a jovens de Cabo Verde.

O acesso ao empreendedorismo e ao financiamento por parte de jovens foi também partilhado neste encontro com os jovens deste município, e dos diferentes programas da Pró-empresa, de modo a “mostrar que neste momento há vias abertas de oportunidades para os jovens da Ribeira da Barca e de São Nicolau”.

A deslocação de Carlos Monteiro à Ilha de São Nicolau iniciou-se com a sua presença nas cerimónias solenes alusivas ao padroeiro da ilha e do Dia do Município da Ribeira Brava celebrado, neste domingo, 6.

SR/JMV

Inforpress

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos