Desemprego, falta de água e estrada de acesso entre preocupações da população de São Salvador do Mundo  (c/áudio)

Achada Igreja, 26 Jan (Inforpress) – O desemprego, a falta de água, estrada de acesso às localidades, oportunidades para os jovens são, entre outras, as preocupações da população de Picos manifestadas hoje durante a visita efectuada a este município pela presidente do PAICV.

“Picos foi um município, onde a actual maioria do MpD herdou com infra-estruturas importantes, com barragem de Faveta (…), com liceu construído, com electrificação, com toda a rede para acesso à água, mas também com perspectivas de desenvolvimento”, lembrou a líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, no final da visita a este município do interior de Santiago.

Entretanto, segundo ela, nota-se um “grande desânimo” por parte da população, isto porque, argumentou, seja o poder local seja e o central não têm visão e nem ambição, e nem conseguem fazer gestão da herança recebida.

“Temos aqui um problema elementar que é o acesso à água”, disse, informando que as pessoas têm acesso à mesma de oito em oito dias, razão que a leva a afirmar que mesmo estando o Governo a anunciar milhões e milhares e os presidentes de câmaras, neste caso o de Picos a dizer que tem recebido muitos recursos, a população não tem sentido no terreno.

“Se há tantos recursos, porque é que a população não está a senti-los no terreno, porque é que não se resolve o problema de água, de estrada de acesso e porque que não se cria oportunidades para que possam trabalhar e tenham um rendimento, para que possam ter uma vida melhor e aceder à felicidade que foi prometida?”, questionou a líder do maior partido da oposição.

Na ocasião, Janira Hoppfer Almada chamou a atenção sobre a questão da partidarização dos apoios para fazer face a mais um ano de seca, ou seja, ajuntou que “há uma clara discriminação de pessoas até nos apoios para combater a seca”, esperando que o plano anunciado chegue desta vez àquele município do interior de Santiago.

A visita, que vai, igualmente, realizar este domingo ao município de Tarrafal, enquadra-se no âmbito da “política de proximidade e de auscultação das populações e visa constatar, in loco, os efeitos do mau não agrícola e a falta de respostas, eficazes, por parte dos poderes local e central, bem como, o desalento das famílias e da juventude face ao gorar de promessas, principalmente nos domínios da melhoria das condições de vida e diminuição do desemprego”.

Janira Hopffer Almada que esteve em vários povoados do concelho de São Salvador do Mundo (Picos) fez-se acompanhar do vice-presidente do partido, João Baptista Pereira, do secretário- geral, Julião Varela, deputados nacionais, membros da Comissão Política Regional e lideranças regionais e locais

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos