Descendentes de cabo-verdianos no Senegal têm problemas em obter nacionalidade – deputada

Cidade da Praia, 16 de Abr (Inforpress) –  A deputado do PAICV (oposição) pelo círculo eleitoral de África, Gisele de Almeida, disse que os descendentes cabo-verdianos no Senegal estão com problemas na obtenção da nacionalidade, devido à lei que “não dá à quarta geração esta facilidade”.

Gisele de Almeida fez estas considerações à Inforpress, à margem da apresentação da palestra sobre “Problemáticas da reutilização das águas residuais” realizada hoje, na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na cidade da Praia.

Para a deputada, que falava em nome da comunidade cabo-verdiano no Senegal, a lei precisa ser mudada para que os descendentes até à quarta geração possam beneficiar desse direito.

“A comunidade cabo-verdiana no Senegal tem sempre os mesmos problemas. Adquirir documentos é muito difícil para os descendentes porque a lei de nacionalidade que temos hoje, não permite”, explicou Gisele de Almeida.

A mesma fonte considerou ainda que a integração regional a nível da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) é outro problema vivido pelos cabo-verdianos no Senegal.

“Eles nos tratam muito bem no Senegal, mas quando chegamos cá em Cabo Verde esse tratamento não é igual”,  sintetizou.

Entretanto, em Junho de 2018, o Governo aprovou em Conselho de Ministros uma proposta que define as condições de atribuição, aquisição, perda e reaquisição da nacionalidade, para que os bisnetos de cabo-verdianos nascidos fora do país tenham facilidade na aquisição da nacionalidade.

Na altura, o ministro da Presidência e do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, frisar que a proposta inseria-se na ideia de ter Cabo Verde como uma Nação global.

“Há uma grande geração, por serem bisnetos de cabo-verdianos, que não tem a nacionalidade. São pessoas que pela história, cultura, vivência, são claramente cabo-verdianas. Sentimos isso na nossa diáspora um pouco espalhada pelo mundo”, justificou Freire.

VC/AA

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos