Cidade da Praia, 02 Mar (Inforpress) – Os deputados do Grupo Parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD) estiveram durante o dia de hoje no município de São Domingos para auscultar a população das diferentes localidades sobre os desafios e problemas enfrentados.
Em declarações à Inforpress, a porta-voz do grupo, Isa Gandira, adiantou que visitaram a estrutura sanitária do concelho de São Domingos para recolher subsídios e preparar para o debate parlamentar da primeira sessão de Março com a ministra da Saúde.
“Estivemos a visitar a delegacia da Saúde, onde pudemos constatar os ganhos alcançados nos últimos anos e os desafios que ainda a estrutura de saúde local enfrenta. No que tange a ganhos, nota-se que o centro de saúde de São Domingos nos últimos tempos passou a dispor de serviços de estomatologia, de fisioterapia, psicologia, houve aumento de médicos, e de enfermeiros”, apontou.
Quanto aos desafios, adiantou que ficou registado durante a visita que há situações de técnicos em condições precárias de trabalho que começaram a trabalhar em 2015, referindo que esta questão será levada em conta pelo MpD.
A deputada do partido que sustenta o Governo disse ainda que a delegada de saúde do centro de São Domingos manifestou, igualmente, a necessidade do referido centro passar a dispor de uma máquina de hemograma no sentido de não ficarem dependentes do Hospital Agostinho Neto.
“Ela manifestou também a necessidade de ter ambulância afecta ao centro de saúde porque a ambulância que presta serviços pertence à Câmara Municipal da Praia e quando são solicitados alegam falta de combustível, ficando assim sem prestar o serviço”, informou.
Ainda conforme a deputada, durante esta quinta-feira estiveram na localidade de Rui Vaz para auscultar a população local que, lembrou, está a ser contemplada com obra de qualificação que liga Rui Vaz – Pedra Galinha, realçando que esta obra, orçada em nove mil contos, foi financiada pelo Governo, e que irá contribuir para o desencravamento da localidade
“À tarde estivemos na localidade de Fontes Almeida, auscultando a população. Da mesma forma levamos boas novas à população local sobre as obras que ligam a localidade de Ribeirão Chiqueiro e Fontes Almeida, que as obras irão arrancar ainda este ano e que o Governo já tem a garantia de financiamento do Banco Mundial”, acrescentou.
Nesta localidade, adiantou, os munícipes manifestaram também as suas preocupações relativamente a falta de água e de infraestruturas desportivas, pelo que apelou a Câmara Municipal de São Domingos a cumprir os compromissos que assumiu com os munícipes.
“A população fala da ausência sentida por parte da câmara municipal no que tange a reabilitação de infraestruturas desportivas no concelho. Pudemos constatar que as placas desportivas em Ribeirão Chiqueiro estão degradadas e também tem a questão da Unidade Sanitária de Base de Fontes Almeida, Ribeirão Chiqueiro e Banana, que estão encerradas. Neste momento, São Domingos dispõe de nove USB, mas estão todas degradadas”, indicou, considerando que a visita dos deputados do MpD foi muito profícua.
CM/JMV
Inforpress/Fim.