Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Deputados do MpD reforçam apelo à vacinação no agrupamento escolar de Milho Branco

Cidade da Praia, 12 Jan (Inforpress) – Os deputados do grupo parlamentar do MpD estiveram hoje no agrupamento escolar de Milho Branco, no concelho de São Domingos, para se inteirar do processo e reforçar o apelo à vacinação dos adolescentes contra a covid-19.

Em declarações à Inforpress, a deputada Lúcia Paços explicou que esta iniciativa surge na sequência da declaração politica feita pelo partido que sustenta o Governo, na semana passada, apelando a adesão em massa dos cabo-verdianos ao plano de vacinação em curso no país no combate a covid-19.

A decisão do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD) em reforçar o apelo nas escolas, de acordo com a deputada nacional, deve-se ao facto de existir ainda alunos dos 12 a 17 anos que não estão vacinados porque os pais não autorizaram.

“Queríamos aproveitar esta oportunidade para apelar à vacinação de adolescentes, porque a nível nacional temos 49 mil adolescentes que o Governo pretende vacinar, e nós do grupo parlamentar do MpD estamos a realizar este trabalho de sensibilização para termos o máximo de adolescentes vacinados”, referiu.

Conforme adiantou, o agrupamento escolar de Milho Branco tem 235 alunos, dos quais 85% estão vacinados e que antes das férias estavam por vacinar 32 alunos. Neste momento, destes faltam nove, sendo que cinco ainda não têm a autorização dos pais para vacinarem.

“Estamos aqui para apelar a população para a vacinação com destaque para os adolescentes dos 12 aos 17 anos. Queríamos também falar com os pais de alguns alunos que ainda não vacinaram”, disse realçando, por outro lado, que os dados apontam que o agrupamento de Ribeirão Chiqueiro tem 100% dos alunos vacinados.

Lúcia Paços informou ainda que os deputados do MpD, a semelhança da acção de sensibilização no agrupamento de Milho Branco, fez uma visita à localidade de Moia a Moia e a tarde estarão no agrupamento escolar de Ponta de Água, na Cidade da Praia, para reforçar o apelo dos adolescentes à vacinação.

Disse ainda que os deputados têm na sua agenda de trabalho nas comunidades, efectuar na sexta-feira, uma visita ao concelho da Ribeira Grande de Santiago e às localidades de Pico Leão, Tronco e Santana porque, sustentou, ainda há alguma resistência por parte dos moradores no que se refere a vacinação dos adolescentes.

Tendo em conta o aumento de casos positivos no país e a circulação da variante Ómicron, salientou a deputada, é importante que todos estejam vacinados, lembrando, no entanto, que a vacina não previne, mas reduz os riscos dos sintomas.

Lúcia Paços apelou, por outro lado, à adesão em massa dos cabo-verdianos para que o país possa atingir 100% da população vacinada e assim conseguir retomar a sua actividade económica e garantir melhores condições sanitárias no país, que, no seu entender, só será possível com o engajamento de todos.

 “Apelamos os pais para não sentirem medo porque a vacina é para fazer o bem, é para garantir a protecção dos nossos adolescentes, que devem aderir em massa porque é uma oportunidade que estamos a ter. Sabemos que muitos países da África não conseguiram ainda ter a vacina suficiente para a sua população, nós temos esta oportunidade de termos vacinas disponíveis então, seria um desperdício não aproveitar esta oportunidade”, reforçou.

Cabo Verde começou a vacinar os adolescentes dos 12 a 17 anos no passado dia 16 de Dezembro nas escolas, e nos postos de vacinação para os que não estão a estudar.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde publicados, o país registou na terça-feira dois óbitos, na ilha do Sal, e 1.048 novos casos de covid-19 num universo de 3.140 análises processadas pelo que passa a totalizar 5.351 casos activos, perfazendo um acumulado de 52.007 casos positivos.

CM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos