Deputados do MpD para a Emigração enaltecem medidas implementadas para simplificar o levantamento das remessas

Cidade da Praia, 29 Mai. (Inforpress) – Os deputados do MpD pelos circuitos eleitorais da Europa e Resto do Mundo e das Américas enalteceram hoje as medidas adoptadas pelo Governo para simplificar o desalfandegamento das remessas dos emigrantes nos portos e aeroportos do país.

No término da visita a Alfândega da Praia, realizada esta tarde, onde se reuniram com o responsável das Alfândegas, o porta-voz dos deputados do Movimento para Democracia (MpD, suporta o poder), Jaime Monteiro, disse que aos parlamentares inteiraram-se de “todos os incentivos aplicáveis na gestão de pequenas encomendas e nos despachos das ditas encomendas normais”.

Monteiro afiançou que o grupo que representa traçou uma avaliação muito positiva, alegando que os despachos foram simplificados com um serviço muito mais célere, económicos e mais seguros”, já que os serviços de “scanner” fizeram com que os trabalhos tornarem mais económicos e com menos demora, e a uma taxa fixa de 3.000$00 para pequenas encomendas ou mesmo a custos zero para determinadas categorias do pessoal de Cadastro Social Único.

Ainda no que se refere ao levantamento de encomendas, Jaime Monteiro manifestou a sua satisfação, que considerou ser a dos emigrantes, pelo facto do processo de desalfandegamento tornar-se menos burocrático.

O parlamentar salientou que doravante o processo é uno, através do transitário, e tramitados, sublinhando que ao invés das remessas serem expostas, doravante são “escaneados”.

Admitiu, entretanto, que tenha havidos algumas críticas junto da comunidade cabo-verdiana emigrada quanto aos despachos dos seus bens, mas fez questão de ressalvar que a avaliação na generalidade é positiva pelo facto de o “sistema tornar-se mais flexível, mais económico e mais segura”, com clara distinção entre pertences para uso pessoal ou comercial.

“O Governo tem facilitado a remessa dos emigrantes, por forma a ajudar os familiares e ou amigos. Se o formato pertence ao carácter comercial, obviamente, que passa por outro processo. Esta é uma norma que tem funcionado na prática”, frisou o parlamentar, que prometeu se inteirar de todas as informações e “imputes” necessárias para transmitir à comunidade na diáspora.

Jaime Monteiro esteve acompanhado nesta visita à Alfândega da Praia pela deputada do MpD eleito pelo círculo eleitoral das América, Maria de Fátima Moreira Wright.

SR/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos