Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Deputadas da CEDEAO reúnem-se com a primeira-dama para discutir a questão das migrações

 

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – Os deputados nacionais e da CEDEAO reuniram-se, hoje, com a primeira-dama, Lígia Fonseca, na Cidade da Praia, com quem vão discutir as questões da migração, um problema que abrange na maioria das vezes vítimas como mulheres.

À imprensa, a deputada Filomena Gonçalves disse que objectivo da conversa com a primeira dama é observar as mulheres destas comunidades, para assim tentar, conjuntamente, minimizar e, quiçá, pôr de pé uma estrutura de influência, para ver se os países da CEDEAO poderão tomar medidas “firmes” para travar a onda de migração.

“Nós sabemos que, infelizmente, esses migrantes são transformados em escravos sexuais e perdem a vida”, recordou, ressaltando que Cabo Verde tem acompanhado os jovens africanos que têm perdido no atlântico, na tentativa de atingir o “el dourado” europeu e que estão a trabalhar para travar isso.

Para além das mulheres envolvidas na migração que são transformadas em “escravo sexual”, a deputada apontou o problema das crianças que também são frutos deste dilema, onde muitas vezes as mães , na procura de uma vida melhor, acabam por deixá-las para trás.

De acordo com Filomena Gonçalves, as crianças acabam por ser vítimas, conjuntamente com as mulheres, por isso que essas questões, segundo ela, estão na agenda para ser trabalhada, uma vez que o continente africano possui potencial que deve ser trabalhado com os políticos, para assim fazer uma repartição da “riqueza” de uma forma mais “justa” e “respeitar” os Direitos Humanos.

Na caravana da visita à primeira-dama, Lígia Fonseca, estão deputadas dos diferentes países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e também nacionais.

AF/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos