Dentistas americanos prestam cuidados às crianças das escolas do concelho da Ribeira Grande

Ribeira Grande, 06 Mai (Inforpress) – Uma equipa de dentistas da organização norte-americana “Kids International Dental Services (KIDS)” está em Santo Antão para prestar cuidados de saúde buco-dental a cerca de duas mil crianças das escolas de Ensino Básico, no concelho da Ribeira Grande.

Trata-se de um trabalho de regularidade, iniciado no ano passado, em que as mesmas crianças são acompanhadas e, segundo a presidente da “KIDS”, Purobi Phillips, tem por objectivo “certificar-se de que todas as crianças tenham um sorriso gratuito”.

Durante a sua estada, de uma semana, na Ribeira Grande, a equipa da KIDS constatou que o número de crianças a precisar de extracção dentária diminuiu em cerca de 25 por cento (%) o que significa que uma das vertentes deste trabalho, a educação para a saúde dentária, está a resultar e que as crianças assimilaram os ensinamentos.

“Ensinamos as crianças como escovar os dentes e a ter uma higiene oral adequada e recomendamos uma alimentação saudável”, disse Purobi Phillips manifestando o desejo de que, nas próximas visitas, o número de extracções continue a diminuir.

A equipa da Kids International Dental Services integra nove dentistas e 11 auxiliares, todos voluntários que, segundo Phillips, “não recebem um tostão” pelo trabalho que fazem.

São oriundos de vários países, nomeadamente, de Portugal, da Irlanda, da Holanda, do Japão, da Indonésia, dos Estados Unidos, da Austrália, do Sri Lanka. A equipa integra também três voluntários cabo-verdianos “que são fantásticos”.

A missão termina na terça-feira, 09 de Maio.

HF/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos