Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Delegação Parlamentar de São Tomé e Príncipe visita Cabo Verde com igualdade de género e luta contra VBG na agenda

Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) – Uma delegação parlamentar de São Tomé e Príncipe chega à Cidade da Praia, esta segunda-feira, 09, para uma visita de trabalho, tendo na agenda questões relacionadas com a igualdade de género e a luta contra VBG.

A visita, de acordo com a Direcção dos Serviços de Relações Públicas e Internacionais do Parlamento Cabo-verdiano, enquadra-se no âmbito do projecto Pro-PALOP de reforço das competências técnicas e funcionais das Instituições Superiores de Controlo (ISC), dos Parlamentos e Parlamentares Nacionais e da Sociedade Civil.

O objectivo, de acordo com a mesma fonte, é o de conhecer a experiência do Parlamento cabo-verdiano em matéria de controlo e também conhecer a experiência do país na contra a Violência com Base no Género (VBG) e a lei da paridade, recentemente aprovada pelo Parlamento.

A delegação, integrada pelos deputados de todos partidos com assento parlamentar, inicia o programa com uma visita de cortesia ao presidente da Assembleia Nacional, agendada para às 15:00.

De seguida terá uma reunião de concertação com os presidentes da comissão especializada de Finanças e Orçamento, da Comissão Especializada de Educação, Cultura, Saúde, Juventude, Desporto e Questões Sociais e da Rede Parlamentar de Mulheres.

No segundo dia da visita, 10 de Dezembro, a delegação santomense efectua visita de cortesia aos presidentes do grupo Parlamentares do MpD e do PAICV e ao presidente da UCID e das 9:30 às 11:00 terá um encontro de trabalho na Procuradoria-Geral de República e das 16 às 18:00 com a Rede Parlamentar de Mulheres.

Do programa contam ainda visita ao Tribunal de Contas, encontros de trabalho com as comissões especializadas, com o Instituto Cabo-verdiana de Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) e um encontro de trabalho com a Associação Cabo-verdiana de Luta contra a Violência Baseada no Género (ACLVBG).

Os deputados santomenses terão ainda a oportunidade de assistir, das Galerias da Assembleia Nacional, a sessão plenária que arranca no dia 11, com a discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2020.

MJB/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos