Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Delegação parlamentar de São Tomé e Príncipe faz balanço “extremamente positivo” da visita a Cabo Verde

Cidade da Praia, 13 Dez (Inforpress) –  A delegação parlamentar da Assembleia Nacional de São Tomé Príncipe fez um balanço “extremamente positivo” da sua visita de cinco dias a Cabo Verde e diz que “as expectativas foram atingidas” face a abertura que encontraram junto das instituições visitadas.

Esta convicção foi manifestada à imprensa esta tarde pela presidente da Rede das Mulheres Parlamentares e vice-presidente da Comissão Económica da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, argumentando que esta vinda proporcionou à sua delegação troca de experiências com a Rede das Mulheres Parlamentares e com a Comissão de Género e do Orçamento.

Cristina Dias destacou informações recebidas sobre questões sensíveis ao género, da Lei da Paridade e da Violência Baseada no Género (VBG), por entender que das experiências absorvidas poderão ser determinantes para que São Tomé possa actualizar na sua sede, a Lei contra a Violência Doméstica, que data de 2008, visando a sua transformação em VBG.

A delegação santomense debruçou-se ainda sobre o protocolo assinado com a Rede das Mulheres Parlamentares de Cabo Verde e uma Declaração da Praia com os deputados, com o fito de proporcionar continuidade aos trabalhos iniciados com esta vinda ao arquipélago cabo-verdiano, no quadro de uma troca de experiência, documentação e apoio na execução das leis.

Sublinhou, por outro lado, a necessidade de se prosseguir este relacionamento entre os parlamentares e instituições diversas dos dois países, para que “não caia no esquecimento os contactos e as acções realizadas conjuntamente”.

Dias considerou ainda “muito importante” as reuniões e visitas a instituições diversas como a Assembleia Nacional, Tribunal de Contas, Procuradoria da República, ICIEG e a Associação Cabo Verdiana de luta contra VBG, e reafirmou o compromisso da sua delegação em trabalhar para fomentar as ligações institucionais entre os dois países.

SR/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos