Delegação parlamentar da Guiné-Bissau visita Cabo Verde na próxima semana

Cidade da Praia, 12 Fev (Inforpress) – Uma delegação parlamentar da Guiné-Bissau, liderada pelo presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, estará, de 17 a 20 de Fevereiro, em Cabo Verde, para uma visita de três dias.

 O anúncio foi feito hoje, na Cidade da Praia, pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, depois de um encontro institucional com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, para abordar questões relacionadas com a actualidade nacional.

Em declarações à imprensa, Jorge Santos informou que esta visita servirá para o incremento das relações parlamentares entre os dois países e discutir a integração regional de Cabo Verde no quadro da Comunidade Económica dos Países da África Ocidental (CEDEAO), depois da nomeação do novo embaixador na comunidade e na Nigéria.

“Guiné-Bissau é uma das portas de entrada de Cabo Verde no continente africano (…), é um país lusófono e irmão e, como tal, é importante para a diplomacia cabo-verdiana as melhores relações de cooperação e amizade com este país, no quadro da nossa integração na CEDEAO”, explicou.

Por outro lado, comunicou que por Cabo Verde presidir a Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vai preparar com o   homólogo guineense a “passagem de testemunho” para a Guiné-Bissau, que vai assumir o cargo a partir de Julho.

Durante o encontro com o Presidente da República, informou, Jorge Santos, foram abordados assuntos, como os efeitos das medidas aprovadas pelo Parlamento através das propostas do Governo, a situação “estacionária” da pandemia da covid-19 e todo o processo de vacinação a nível nacional.

OM/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos